Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28791
Tipo: Dissertação
Título: Nossa Senhora da Conceição: a recuperação do vetor folkcomunicacional na produção da imaginária popular e erudita do século XVIII
Autor(es): Bêribá, Cássio Eduardo Machado
Autor(es): Bêribá, Cássio Eduardo Machado
Abstract: O presente estudo tem como objetivo, analisar a produção da imaginária não oficial/popular do século XVIII, partindo de duas esculturas sacras (objetos musealizados que estão sob guarda do MAS/UFBA), que representam a invocação de Nossa Senhora da Conceição, sendo cada imagem o resultado de uma linha de produção da imaginária brasileira. Entendendo assim, a imaginária não oficial/popular, enquanto partícipe de um processo folkcomunicacional, que aconteceu paralelamente a produção da imaginária oficial/erudita, considerada nesse víeis de pesquisa como sendo representante e participante da comunicação de massa, observando com isso, o diálogo existente entre essas duas linhas de produção, a imaginária oficial/erudita que atendia a uma necessidade devocional/comunicacional dos grupos sociais mais favorecidos, ou seja, a cultura de elite, e a imaginária não oficial/popular identificada enquanto cultura popular, na qual é possível perceber aspectos de um processo folkcomunicacional. Percebendo o potencial comunicacional desses objetos museológicos e buscando a partir da análise da documentação museológica produzida pelo setor de Documentação do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia encarando-a não somente como uma atividade técnica dentro da instituição mais atrelada a pesquisa bibliográfica, buscou-se entender a imaginária não oficial/popular como uma comunicação que atendia a um determinado grupo, e região, que difere, da comunicação em torno da produção oficial/erudita, que é marcada por se uma produção mais institucionalizada e difusa que na época de sua produção era considerada a oficial. Nesse caso buscou-se compreender e recuperar o vetor folkcomunicacional da produção da imaginária não oficial/popular e após a recuperação desse vetor, analisou-se o resultado desse processo folkcomunicacional nas imaginárias estudadas através da análise iconográfica e iconológica. Foram utilizadas bases teóricas referentes ao desenvolvimento da imaginária brasileira, assim como, bases teóricas referentes à teoria da folkcomunicação, a exemplo de Luiz Beltrão (1980), que apresentou e defendeu este novo conceito a respeito da teoria da comunicação, por ele chamada de comunicação dos marginalizados, Além de Beltrão foram utilizados outros autores a exemplo de Benjamin (2008) e Oliveira (2006). Fazendo um paralelo, intercruzando os conceitos da folkcomunicação, com os referentes ao desenvolvimento da imaginaria brasileira do século XVIII.
The present study aims to analyze the production of the unofficial / popular imaginary of the 18th century, starting with two sacred sculptures (museum objects under the guard of MAS / UFBA), which represent the invocation of Our Lady of Conception, each image the result of a production line of the Brazilian imaginary. Understanding in this way, the unofficial / popular imaginary, as part of a folk-communicative process, which happened in parallel to the production of the official scholarly imaginary, considered in this research medium as representative and participant in mass communication, thus observing the existing dialogue between these two production lines, the official/erudite imaginary that served a devotional/communicational need of the most favored social groups, that is, elite culture, and the unofficial/opular imaginary identified as popular culture, in which it is possible perceive aspects of a folk-communication process. Realizing the communicational potential of these museological objects and searching from the analysis of the museological documentation produced by the Documentation Section of the Museum of Sacred Art of the Federal University of Bahia, considering it not only as a technical activity within the institution most linked to bibliographic research, to understand the unofficial/popular imaginary as a communication that served a particular group, and region, which differs, from the communication around official/erudite production, which is marked by a more institutionalized and diffuse production that in the time of its production was considered official. In this case, we sought to understand and recover the folk-communication vector of the production of the unofficial /popular imaginary and after the retrieval of this vector, we analyzed the result of this folk-communication process in the imagery studied through iconographic and iconological analysis. The theoretical bases for the development of the Brazilian imaginary were used, as well as, theoretical bases on the folkcommunication theory, like Luiz Beltrão (1980), who presented and defended this new concept about the theory of communication, which he calls communication of the marginalized. In addition to Beltrão, other authors were used, such as Benjamin (2008) and Oliveira (2006). Making a parallel, intersecting the concepts of folkcommunication, with those referring to the development of the Brazilian imaginary of the eighteenth century.
Palavras-chave: Objeto museológico
Documentação Museológica
Imaginária brasileira
Folkcomunicação
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA-PPGMUSEU
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Museologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28791
Data do documento: 11-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação finallizada.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.