https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28773
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sobre o conteúdo de língua portuguesa: discursos em oposição, embate, ambiguidade e entrelaçamento |
Autor(es): | Santos, Adelino Pereira dos |
Autor(es): | Santos, Adelino Pereira dos |
Abstract: | A partir do referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, o trabalho de pesquisa consistiu na constituição e análise de um corpus formado por respostas de professores de Língua Portuguesa do ensino básico, graduados em Letras no Campus V da UNEB, de Santo Antônio de Jesus, de alunos recém-ingressos nesse curso de Letras, e de professores do magistério superior em atuação no mesmo campus e curso, a um formulário contendo três questões: “O que é conteúdo de ensino-aprendizagem da disciplina Língua Portuguesa? Que conteúdo ensinar em Língua Portuguesa e por que ensiná-lo? De que maneira o conteúdo de Língua Portuguesa poderá contribuir para a formação cidadã do educando?” A análise permitiu a confirmação da hipótese da existência de dois discursos em um intricado jogo de oposição, embate, ambigüidade e entrelaçamento: o Discurso Pedagógico Tradicional sobre o conteúdo de Língua Portuguesa (DPT) e o Discurso sobre o conteúdo de Língua Portuguesa advindo dos Estudos Lingüísticos Funcionalistas (DELF). Using theories and methods from the French line of Discourse Analysis, the research took as an aim to study a corpus constituted by the answers of some junior and high school Portuguese teachers who graduated at the Language Course of Bahia’s State University (UNEB) at Santo Antonio de Jesus; the answers of some new students at the same Language Course, and the answers of some professors who work at that college and course. The research questionnaire had three questions: “What’s the content of the school discipline Portuguese Language? What content to teach at the discipline Portuguese Language and why to teach it? In what ways the content of the discipline Portuguese Language can contribute to the students’ citizenship?” The analysis confirmed the hypothesis of the existence of two discourses in opposition, battle, ambiguity and interlacement: the Traditional Pedagogic Discourse about the content of the discipline Portuguese Language (DPT), and the Discourse about the content of the discipline Portuguese Language that comes from the Functionalist Linguistic Studies (DELF). |
Palavras-chave: | Conteúdo de Língua Portuguesa Sujeito Discurso Análise do discurso Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Subject Discourse analysis Portuguese Language Content |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28773 |
Data do documento: | 7-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Adelino Pereira dos Santos.pdf | 990,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.