Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Iracema Luiza de-
dc.contributor.authorSantos, Adelino Pereira dos-
dc.creatorSantos, Adelino Pereira dos-
dc.date.accessioned2019-03-07T20:11:06Z-
dc.date.available2019-03-07T20:11:06Z-
dc.date.issued2019-03-07-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28773-
dc.description.abstractA partir do referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, o trabalho de pesquisa consistiu na constituição e análise de um corpus formado por respostas de professores de Língua Portuguesa do ensino básico, graduados em Letras no Campus V da UNEB, de Santo Antônio de Jesus, de alunos recém-ingressos nesse curso de Letras, e de professores do magistério superior em atuação no mesmo campus e curso, a um formulário contendo três questões: “O que é conteúdo de ensino-aprendizagem da disciplina Língua Portuguesa? Que conteúdo ensinar em Língua Portuguesa e por que ensiná-lo? De que maneira o conteúdo de Língua Portuguesa poderá contribuir para a formação cidadã do educando?” A análise permitiu a confirmação da hipótese da existência de dois discursos em um intricado jogo de oposição, embate, ambigüidade e entrelaçamento: o Discurso Pedagógico Tradicional sobre o conteúdo de Língua Portuguesa (DPT) e o Discurso sobre o conteúdo de Língua Portuguesa advindo dos Estudos Lingüísticos Funcionalistas (DELF).pt_BR
dc.description.abstractUsing theories and methods from the French line of Discourse Analysis, the research took as an aim to study a corpus constituted by the answers of some junior and high school Portuguese teachers who graduated at the Language Course of Bahia’s State University (UNEB) at Santo Antonio de Jesus; the answers of some new students at the same Language Course, and the answers of some professors who work at that college and course. The research questionnaire had three questions: “What’s the content of the school discipline Portuguese Language? What content to teach at the discipline Portuguese Language and why to teach it? In what ways the content of the discipline Portuguese Language can contribute to the students’ citizenship?” The analysis confirmed the hypothesis of the existence of two discourses in opposition, battle, ambiguity and interlacement: the Traditional Pedagogic Discourse about the content of the discipline Portuguese Language (DPT), and the Discourse about the content of the discipline Portuguese Language that comes from the Functionalist Linguistic Studies (DELF).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConteúdo de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectPortuguese Language Contentpt_BR
dc.titleSobre o conteúdo de língua portuguesa: discursos em oposição, embate, ambiguidade e entrelaçamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Lingüísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Adelino Pereira dos Santos.pdf990,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.