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Tipo: Dissertação
Título: Biblioteca na escola: repensando ambientes de leitura
Autor(es): Jesus, Andréia Vieira de
Autor(es): Jesus, Andréia Vieira de
Abstract: Este trabalho apresenta uma discussão sobre a problemática da leitura e da biblioteca escolar no contexto da escola pública. Sendo assim, o estudo teve como objetivo principal compreender as possíveis implicações que a ausência de espaços de leitura, como a biblioteca escolar, tem na formação leitora dos estudantes do ensino fundamental, considerando-se, para tanto, o ponto de vista dos próprios sujeitos envolvidos. Com base no estudo do contexto escolar e das demandas de leitura dos estudantes, a pesquisa se propôs, ainda, a buscar alternativas pedagógicas que pudessem contribuir para o incentivo à prática da leitura, com vistas à ampliação da competência leitora dos estudantes no âmbito de uma escola pública que não tem biblioteca. Nessa perspectiva, trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico, de base qualitativa, realizada com a participação de professores, gestores, mães e alunos do 8º Ano da Escola Municipal Centro Cultural Domingos Machado de Almeida, localizada na cidade de Entre Rios, no interior da Bahia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, rodas de conversa e atividades de leitura e produção textual escrita desenvolvidas com os estudantes, durante a intervenção pedagógica, além de análise de documentos e de observações registradas em diário de campo. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa filia-se aos estudos dos letramentos, os quais entendem a leitura como prática social e o papel da biblioteca escolar na difusão da cultura letrada e formação de leitores. Tais pressupostos foram utilizados para fundamentar as discussões, análise e reflexões apresentadas nesse trabalho.
This work presents a discussion about the problems of reading and school library in the public school context. Thus, the study had as main objective to understand the possible implications that the lack of reading spaces, as the school library, has on students’ reader education of elementary school, considering, the subjects involved point of view. Based on the study of the school context and the demands of reading of the students, the research set out to seek pedagogical alternatives that could contribute to encouraging the practice of reading, with a view to broadening the students' reading competence in the context of a public school that does not have library. In this perspective, it is a research of ethnographic nature, qualitative base, realized with the participation of teachers, principals, mothers and the 8th grade students from Municipal Centro Cultural Domingos Machado de Almeida School, located in the city of Entre Rios, in the interior of Bahia. The data were collected through semi-structured interviews, questionnaires, conversation and reading activities and writing textual production developed with the students, during pedagogical intervention, besides analysis of documents and observations recorded in a field notes. From the theoretical point of view, this research associates to the studies of the literacies, which understand the reading as social practice and the role of the school library in the diffusion of culture and training of readers. These assumptions were used to justify the discussions, analysis and ideas presented in this work.
Palavras-chave: Letramento
Leitura
Formação do leitor
Biblioteca escolar
Escola pública
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28745
Data do documento: 25-Fev-2019
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