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dc.contributor.advisorBezerra, Raquel Nery Lima-
dc.contributor.authorCorreia, Jamile dos Santos-
dc.creatorCorreia, Jamile dos Santos-
dc.date.accessioned2019-02-25T16:52:05Z-
dc.date.available2019-02-25T16:52:05Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28743-
dc.description.abstractO trabalho “Desvendando o texto: o papel da leitura no processo de formação de sujeitosleitores críticos e criativos” apresenta uma discussão sobre a importância da atividade inferencial para o processo de construção de sentidos do texto. O mesmo originou-se de uma necessidade de se repensar o ensino-aprendizagem da leitura não só na sala de aula, como também, de se pensar o modo como o sujeito-leitor proveniente das camadas populares compartilham seus saberes pelo uso que fazem da leitura e da produção escrita em seu dia-adia. O presente estudo até aqui realizado, encontra-se ancorado no modelo teórico sociointeracionista e considera que o ato de ler não é um processo mecânico, bem como o leitor não é um elemento passivo. Defende-se, ainda, o argumento de que a compreensão leitora se estabelece a partir da negociação de sentidos entre autor – texto – leitor e tem por objetivo refletir sobre o modo como os estudantes de uma turma do 8º ano no ensino fundamental II, ao lerem crônicas literárias, mobilizam seus conhecimentos de mundo e potencializam sua consciência crítica e criativa.pt_BR
dc.description.abstractEl trabajo "Desvelando el texto: el papel de la lectura en el proceso de formación de sujetoslectores críticos y creativos" presenta una discusión sobre la importancia de la actividad inferencial para el proceso de construcción de sentidos del texto. Lo mismo se originó de una necesidad de repensar la enseñanza-aprendizaje de la lectura no sólo en el aula, como también, de pensar el modo como el sujeto-lector proveniente de las capas populares comparten sus saberes por el uso que hacen de la lectura y de la producción escrita en su día a día. El presente estudio hasta aquí realizado, se encuentra anclado en el modelo teórico sociointeracionista y considera que el acto de leer no es un proceso mecánico, así como el lector no es un elemento pasivo. Se defiende, además, el argumento de que la comprensión lectora se establece a partir de la negociación de sentidos entre autor - texto - lector y tiene por objetivo reflexionar sobre el modo como los estudiantes de una clase del 8º año en la enseñanza fundamental II, al leer las crónicas literarias, movilizan sus conocimientos de mundo y potencian su conciencia crítica y creativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectAtividade inferencialpt_BR
dc.titleDESVENDANDO O TEXTO: o papel da leitura no processo de formação de sujeitos-leitores críticos e criativospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Luciene Souza-
dc.contributor.refereesOliveira, Daniele de-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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