Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Simone Bueno Borges da | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniela Moreira da | - |
dc.creator | Silva, Daniela Moreira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T19:24:13Z | - |
dc.date.available | 2019-02-21T19:24:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28697 | - |
dc.description.abstract | As mudanças que ocorrem na sociedade atual refletem as constantes inovações
tecnológicas. Devido à sua natureza e imersa nessa realidade de celeridade
tecnológica atual, a língua também é modificada rapidamente na sociedade
contemporânea e seus usos, em muitos contextos, se faz por intermédio das
chamadas TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Esta
dissertação é devotada à reflexão sobre o impacto das TDIC em certos aspectos do
ensino da Língua. Mas, especificamente, a discussão aqui proposta focaliza-se na
investigação de como o uso do software HagáQuê, projetado para confecção de
histórias em quadrinhos no computador, poderia contribuir para o aprendizado da
escrita e a construção da autoria. Discute-se também a possibilidade de contribuir
para a formação de sujeitos críticos e autônomos, seja no contexto dos processos
comunicativos, como também na valorização do acesso e prática das diversas
modalidades discursivas que se materializam na sociedade. Assim, este estudo
propôs uma intervenção pedagógica de produção textual mediada por ferramenta
digital com estudantes do 6º ano de um colégio da rede estadual, localizado em
Paripe, bairro que constitui o subúrbio ferroviário de Salvador-BA. A pesquisa
insere-se no âmbito da Linguística Aplicada, adotando-se uma abordagem qualitativa
interpretativista, recorrendo-se, por um lado, a elementos da etnografia da prática
escolar, por outro, da pesquisa-ação. O conjunto dos instrumentos utilizados para a
geração dos dados compõe-se de dois questionários, da observação e registro em
diário de campo, da aplicação de sequência didática visando a produção textual dos
estudantes e finalmente, dos textos produzidos pelos mesmos. A perspectiva teórica
que embasa o desenvolvimento da pesquisa e as reflexões aqui tecidas centram-se
na concepção de língua/linguagem e de gêneros do discurso desenvolvidas pelo
círculo bakhtiniano; nos estudos dos letramentos e dos multiletramentos; nas
relações entre escrita e autoria. Além disso, também se apresentam reflexões
acerca da história em quadrinhos como gênero atualmente bastante utilizado para o
ensino língua, e sobre as relações entre educação e tecnologia, pensadas a partir da
pedagogia crítica proposta por Freire (2012, 2016). A análise e discussão dos
resultados revelam potencialidade e limitações no processo de produção textual
mediado pelo software HagáQuê. As potencialidades centram-se nas possibilidades
de construção de mecanismos para o trabalho colaborativo, criativo e crítico. As
limitações relacionam-se ao desencontro entre a inventividade dos estudantes as
reduzidas possibilidades do software. | pt_BR |
dc.description.abstract | The changes that take place in today's society reflect the constant technological
innovations. Due to its nature and immersed in this reality of current technological
celerity, language is also rapidly modified in contemporary society and its uses, in
many contexts, is made through the so-called TDIC (Digital Information and
Communication Technologies). This dissertation is devoted to reflection on the impact
of TDICs on certain aspects of language teaching. More specifically, the discussion
proposed here focuses on the investigation of how the use of HagáQuê software,
which is designed for making comics in the computer, could contribute to the learning
of writing and to the construction of authorship. The possibility of contributing to the
formation of critical and autonomous individuals, in the context of the communicative
processes, as well as in the valuation of access and practice of the various discursive
genrers that materialize in society is also discussed. Thus, in summary, this study
digress about a pedagogical intervention for textual production mediated by
HagáQuê closely to students of the 6th year of a college of the state’s public network,
located in Paripe, which is one of the neighborhoods that constitutes the so called
“rail-far suburb” of Salvador-Ba.
This research effort lies in the field of Applied Linguistics, adopting a qualitative
interpretative approach, using, on the one hand, elements of the ethnography of
school practices and on the other, concepts of action research. The set of
instruments used for data generation consists of two questionnaires, observation and
registring in activities logbook, the application of a didactic sequence aiming at the
students' textual production and finally, the texts produced by them.
The theoretical perspective that supports the development of the research and the
reflections woven here are centered in the conception of language / language and
discourse genres developed by the Bakhtinian circle; in the study of literacy and
multilearning; in the relations between writing and authorship. In addition, reflections
on comics are presented as a genre currently used for language teaching and on the
relationship between education and technology, based on the critical pedagogy
proposed by Freire (2012, 2016). The analysis and discussion of the results reveal
some of the potentialities and limitations in the textual production process measured
by HagáQuê software. Potentialities focus on the possibilities of building mechanisms
for collaborative, creative and critical work. The limitations relate to the mismatch
between the inventiveness of the students and the reduced possibilities of the
software. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O aprendizado da escrita e a Constituição da autoria mediados pelo software Hagáquê | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Souza, Fatima Aparecida de | - |
dc.contributor.referees | Pereira, Julio Neves | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC)
|