https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28516
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Imagens em cena: espetacularização, consumo e identidade nas selfies perigosas |
Authors: | Santos, Laísa Naiane Cruz dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Laísa Naiane Cruz dos |
Abstract: | Este estudo discute a espetacularização da fotografia Selfie, em situações
perigosas, e as relações com o Consumo e a Identidade. Trata-se de uma
pesquisa de natureza exploratória, partindo de procedimentos de coleta na
Internet e bibliográficos para fundamentar a análise pretendida. A
democratização dos aparelhos tecnológicos e a sua evolução, proporcionaram
um novo comportamento do indivíduo que além de espectador, tornou-se
produtor de imagens. A produção imagética nas Redes Sociais possibilita uma
forma de Comunicação Espetacularizada, na qual o sujeito, movido pela ideia
da ‘necessidade em ser visto,’ permite o cenário da efemeridade das imagens,
o vínculo com a ideia mercadológica do consumo e da fluidez da identidade.
Para essa análise, selecionamos quantitativamente as matérias relacionadas à
busca no Google por ‘Selfies Perigosas’, em seguida, a partir dessas matérias,
selecionamos as 10 fotos que se repetiam sobre essa temática, por fim,
observamos os países que realizaram ações educativas e proibitivas sobre a
criação das Selfies, em uma pesquisa quali-quantitativa. A ‘Selfie Perigosa’ é
abordada como forma de expressão máxima de espetacularização deste
indivíduo, imerso na Sociedade do Espetáculo, com base no consumo. A
manutenção da audiência para essas imagens impulsionam a sua repetição em
série, pela busca do inovador movimentando a lógica mercadológica e da
busca por uma identidade falsa no espetáculo. Esta ‘Teia de Comunicação’
envolvida pelos flashs e os melhores ‘filtros’ de edição de imagem, expõe as
Selfies Perigosas como uma das formas de expressão imagética em cena. This study discusses the spectacle of selfie photograph in dangerous situations, and relationships with consumption and identity. This is an exploratory research, based collection procedures on the Internet and bibliographic to support the analysis. The democratization of technological devices and their evolution, provided a new individual's behavior as well as spectator, became producer of images. The image production on Social Networks allows a form of spectacularized Communication, in which the subject moved by the idea of 'need to be seen,' allows the setting of the transience of the images, the link with the marketing idea of consumption and fluidity of identity . For this analysis, we selected quantitatively matters related to the Google search for 'Selfies Dangerous', then from these materials, selected the 10 pictures that were repeated on this topic, finally, we see the countries that have made educational and prohibitive actions on the creation of Selfies, in a qualitative and quantitative research. The 'selfie Dangerous' is discussed as a form of maximum spectacularization expression of this individual, immersed in the Show Society, based on consumption. Maintaining audience for these images boost their repetition in, the search for innovative moving the market logic and the search for a false identity on the show. This 'Communication Web' involved the flashbulbs and the best 'filters' image editing, exposes Selfies Dangerous as a form of image expression on stage |
Keywords: | Consumo Sociedade do espetáculo Fotografia Redes sociais Selfies Consumption Spectacle society Photography Social networks Selfie |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28516 |
Issue Date: | 31-Jan-2019 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Láisa Naiane (FINAL).pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.