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metadata.dc.type: Outros
Título : Aspectos de Pascal escritor
Autor : Veiga, Cláudio
metadata.dc.creator: Veiga, Cláudio
Resumen : Segundo Sainte-Beuve, Pascal, admirável escritor quando conclui, seria mais admirável ainda, quando fica inacabado. O que foi concluído em sua obra são as Provinciais, e o que ficou por acabar, são os Pensamentos. Percebe-se, nesse julgamento, qualquer coisa do gosto romântico pela poesia das ruínas. No entanto, o século de Pascal pensava diferentemente. Para Boileau, que costumava ser infalível ao julgar os contemporâneos, eram as Provinciais a mais perfeita obra em prosa da literatura francesa, superior ao que produziram antigos e modernos. Os Pensamentos viviam à sua sombra. É que o século XVII dava mais importância à última demão do que às hesitações ou esboços do escritor. E os Pensamentos, em boa parte, não são mais que rascunhos, embora imortais, como os qualifica Sainte- Beuve. Parte da literatura que lhes é consagrada deve-se a seu estado inconcluso, mutilado. Dá-se, de algum modo, com eles, o que sucede a Vénus de Milo: qual a verdadeira posição de seus braços desaparecidos? Há uns cem anos, especialistas vêm estudando, mais detidamente, o texto e o plano dos Pensamentos, expurgando daquele, erros e adulterações seculares, e atribuindo a este, mais de uma classificação, parecendo mais razoável a de Louis Lafuma. Hoje não se pensa como Boileau. Os Pensamentos são quase unanimemente considerados como a principal obra de Pascal, tanto na opinião do leitor comum, que descobre neles a angústia do homem moderno, como em tratados de especialistas. No domínio dos estudos estilísticos se nota a mesma preferência, v. g., as teses de Michel Jungo e Mary Julie Maggioni, respectivamente, Le vocabulaire de Pascal, e The Pen- sées of Pascal — A Study in Baroque Style. O presente trabalho não se baseia nos rascunhos imortais de Pascal, mas em suas esmeradas pequenas cartas. De seu estudo procede um pequeno feixe de observações sobre aspectos de Pascal escritor. Assim se considera sua situação em relação a escritores jesuítas e jansenistas, a justaposição da comédia e da eloquência, certos recursos da estética pascaliana. Uma pequena incursão no estilo de Pascal, eis o objetivo deste trabalho.
Palabras clave : Cláudio Veiga
Pascal
Tese Concurso Livre Docência
Universidade da Bahia
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Tipografia Beneditina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28454
Fecha de publicación : 1959
Aparece en las colecciones: Tese Concurso Docência Livre (MEMORIAL UBA)

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