https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28347
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional |
Título(s) alternativo(s): | Organizações & Sociedade (O&S) |
Autor(es): | Davel, Eduardo Paes Barreto Oliveira, Cybele Amado de |
Autor(es): | Davel, Eduardo Paes Barreto Oliveira, Cybele Amado de |
Abstract: | Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva, que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação de como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem socioprática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, nesse tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação. |
Palavras-chave: | Reflexividade Aprendizagem organizacional Conflito Organização educacional Autoetnografia |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28347 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.