Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28347
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional
Título(s) alternativo(s): Organizações & Sociedade (O&S)
Autor(es): Davel, Eduardo Paes Barreto
Oliveira, Cybele Amado de
Autor(es): Davel, Eduardo Paes Barreto
Oliveira, Cybele Amado de
Abstract: Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva, que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação de como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem socioprática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, nesse tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação.
Palavras-chave: Reflexividade
Aprendizagem organizacional
Conflito
Organização educacional
Autoetnografia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28347
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.