https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28347
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional |
Other Titles: | Organizações & Sociedade (O&S) |
Authors: | Davel, Eduardo Paes Barreto Oliveira, Cybele Amado de |
metadata.dc.creator: | Davel, Eduardo Paes Barreto Oliveira, Cybele Amado de |
Abstract: | Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva, que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação de como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem socioprática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, nesse tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação. |
Keywords: | Reflexividade Aprendizagem organizacional Conflito Organização educacional Autoetnografia |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28347 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.