Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28308
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Formação e aprendizagem pela prática: a força das relações de parentesco por consideração em uma organização de ensino superior
Other Titles: RAP Revista de Administração Pública
Authors: Souza-Silva, Jader Cristino de
Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.creator: Souza-Silva, Jader Cristino de
Davel, Eduardo Paes Barreto
Abstract: Conhecimento, formação e capacidade de aprendizagem tornam-se características vitais das sociedades e das organizações contemporâneas que buscam prosperidade e perenidade. Todavia, formação e aprendizagem ainda são excessivamente consideradas como processos de transmissão linear, segmentada e formalizada. No intuito de complementar tal concepção, esta pesquisa explora uma abordagem prática e relacional da formação e da aprendizagem no contexto de uma organização de ensino superior que pode ser, simultaneamente, caracterizada como familiar e intensiva em conhecimento. Em tal contexto organizacional, a relação de parentesco aparece como um conceito-chave para entender o processo de formação e de aprendizagem pela prática. Implicações para a pesquisa e teoria são sugeridas.
Keywords: Aprendizagem
Formação
Organização familiar
Organização intensiva em conhecimento
Parentesco por consideração
Publisher: FGV
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28308
Issue Date: 2005
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.