https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2830
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Docência e exaustão emocional |
Título(s) alternativo(s): | Educação & Sociedade |
Autor(es): | Reis, Eduardo José Farias Borges dos Araújo, Tânia Maria de Carvalho, Fernando Martins Barbalho, Leonardo Oliveira, Manuela Silva |
Autor(es): | Reis, Eduardo José Farias Borges dos Araújo, Tânia Maria de Carvalho, Fernando Martins Barbalho, Leonardo Oliveira, Manuela Silva |
Abstract: | Um estudo epidemiológico transversal com todos os 808 professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, Bahia, encontrou elevadas prevalências de queixas de cansaço mental (70,1%) e de nervosismo (49,2%). Diversos fatores de risco associaram-se a cansaço mental e a nervosismo: idade >27 anos, ser mulher, ter filhos, escolaridade média, lecionar >5 anos, vínculo de trabalho estável, trabalho em zona urbana, carga horária semanal >35h, renda >360 reais, sobrecarga doméstica média/alta, não ter atividades de lazer, alta demanda no trabalho e baixo suporte social. A classificação do trabalho docente, segundo o Modelo Demanda-Controle de Karasek, revelou os quadrantes "baixa exigência" (40,3%) e "trabalho ativo" (39,7%), ambos com alto controle das atividades por parte dos professores. Professores em trabalho de "alta exigência" e "trabalho ativo" apresentaram prevalências de cansaço mental e de nervosismo mais elevadas que aqueles de "baixa exigência". |
Palavras-chave: | Saúde dos professores Mal-estar docente Burnout e magistério Trabalho docente Ensino e saúde eachers' health Teaching discomfort urnout and Teachers Teaching work Education and health |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2830 |
Data do documento: | Jan-2006 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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