https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28211
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O PROJETO EDUCAÇÃO MUSICAL PARA A CIDADANIA(PROEMUCI): SISTEMATIZAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Authors: | SILVA, Geisiane |
metadata.dc.creator: | SILVA, Geisiane |
Abstract: | O presente trabalho é uma sistematização da experiência da autora como educadora musical social do Projeto Educação Musical para a Cidadania (PROEMUCI). Este projeto é realizado desde julho de 2013 no bairro da Engomadeira em Salvador- Bahia, atendendo a aproximadamente 80 crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos. São realizadas atividades interdisciplinares, musicais (iniciação musical, teoria musical, canto coral, flauta-doce e violão) e atividades com as famílias. Nesta sistematização, são levados em consideração, o processo de criação, os resultados e os desafios para continuidade do PROEMUCI. Para tanto, foi realizado como procedimento metodológico um questionário para informar o perfil dos voluntários, bem como uma entrevista sobre o olhar de cada um deles sobre o projeto. As falas dos voluntários entrevistados são utilizadas também como forma de reflexão durante a sistematização do presente trabalho. Foram entrevistados os 16 profissionais e estudantes que participaram e participam do projeto dentre os anos de 2013 a 2016. O objetivo deste trabalho é uma avaliação do processo de construção do PROEMUCI desde a sua fundação em 2013 até o início de 2017. Destina-se a todos os seus integrantes: voluntários, pais, educandos e monitores (futuros professores do projeto). No referencial teórico são utilizados autores como Maria da Glória Gohn (2009 e 2013), Rosane Araújo (2007), Paulo Freire (1987,1993 e 1996), Carlos Kater (2004), Maura Penna (2004 e 2012), Vânia Müller (2004), Carla Santos (2000), dentre outros. Com esta sistematização, foi possível concluir que o trabalho do PROEMUCI é algo realizado por toda uma equipe com profissionais de várias áreas, onde a participação destes, dos educandos e suas famílias é que fazem a adaptação no projeto ser contínua. Compreender os conceitos que permeiam a prática de quem trabalha com educação em projetos sociais pode colaborar ainda mais para melhorar a avaliação da prática docente. |
Keywords: | Música - instrução e ensino Comunidade Sistematização de experiências |
metadata.dc.subject.cnpq: | Artes/Música |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | PPGPROM |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28211 |
Issue Date: | 19-Dec-2018 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGPROM) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCF GEISIANE ROCHA DA SILVA COM FOLHA DE APROVACAO.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.