Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Érico José Souza de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Caio Lincoln Santos | - |
dc.creator | Araújo, Caio Lincoln Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T12:35:38Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T12:35:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2018-09-20 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28195 | - |
dc.description.abstract | Analisa os processos de fractalização e multiplicação cênicos do corpo do ator-performer Fábio Vidal em cena nos seus dois espetáculos solos — “Joelma” (2013) e “Sebastião” (2010) — e os insere num jogo de conceitos que transitam entre: o teatro físico de Lúcia Romano, no que tange os modos do fazer cênico pós-modernos; os estudos biopolíticos de Michel Foucault, Judith Butler e Durval Muniz Albuquerque Jr., acerca das interdições sobre o corpo social e suas questões identitárias heterotópicas; a filosofia de conceitos de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Daniel Lins, quanto ao devir e aos afetos; e as contraculturas antropófagas da tropicália e do manguebeat no país, quanto à relação desse modo de fazer teatral com uma contracultura que se transforma; para encontrar sentidos possíveis do que pode o corpo neste teatro e para além dele. Trata-se de uma pesquisa de caráter genealógico, heterotópico e antropófago no terreno da linguagem cênica e dos estudos culturais sobre o teatro físico do atuante. Faz uso de vídeos das obras, além das experiências em tê-las assistido presencialmente, de sua dissertação de mestrado e entrevista, de artigos de revistas indexadas e de sites, de livros, de músicas e de filmes para entender as possibilidades que o teatro físico, e os estudos culturais nos quais se insere, legaram ao corpo uma linguagem que radicaliza e supera os sistemas linguísticos e rompe com os modos de vida metafísicos e capitalistas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro Físico | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Biopolítica | pt_BR |
dc.subject | Devir | pt_BR |
dc.subject | Contracultura | pt_BR |
dc.title | Um Jogo de Conceitos no Teatro Físico de Fábio Vidal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Boccia, Leonardo Vincenzo | - |
dc.contributor.referees | Romano, Lúcia Regina Vieira | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um Jogo de Conceitos no Teatro Físico de Fábio Vidal - ARAÚJO, Caio L. S..pdf | Dissertação | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ficha catalográfica.pdf | Ficha Catalográfica | 1,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Folha de Aprovação - Caio.pdf | Folha de Aprovação assinada | 218,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.