Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Paraquett, Marcia | - |
dc.contributor.author | Coimbra, Ludmila Scarano Barros | - |
dc.creator | Coimbra, Ludmila Scarano Barros | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-07T20:50:50Z | - |
dc.date.available | 2018-12-07T20:50:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28144 | - |
dc.description.abstract | Esta tese situa-se na área da Linguística Aplicada e tem por objetivo principal
defender o estudo de textos literários representativos da literatura de língua espanhola,
na Educação Básica, como um direito do jovem do Ensino Médio. Advogo pela
presença, em sala de aula de espanhol como língua estrangeira, de uma coletânea
literária diversificada quanto à autoria, temática e gênero literário, e de atividades de
compreensão e produção de textos literários que colaborem para o letramento literário
do estudante, na perspectiva intercultural. Esta investigação interpretativista e crítica,
de natureza qualitativa, configura-se como uma pesquisa documental, já que possui
como corpus uma coleção didática de espanhol aprovada no Programa Nacional do
Livro Didático, edição de 2018: Confluencia. Como fundamentação teórica, destaco
os estudos sobre letramento literário e interculturalidade, os quais foram essenciais
para responder meu problema de pesquisa: O trabalho com o texto literário, na
coleção de Ensino Médio Confluencia, colabora para o letramento literário do
estudante, na perspectiva intercultural? Os seguintes objetivos guiaram e organizaram
esta tese: promover uma discussão sobre a importância do letramento literário para a
formação humana e cidadã do estudante da Educação Básica, na perspectiva
intercultural; debater a literatura como um direito indispensável ao ser humano;
compreender a trajetória dos livros didáticos de espanhol, a partir de leis e
documentos oficiais que dizem respeito à educação brasileira; evidenciar as
concepções teórico-metodológicas de literatura e de seu ensino, suas funções,
discutindo conceitos do campo literário; avaliar se a coletânea de textos literários da
coleção Confluencia apresenta diversidade de autoria, temática e gênero literário; e
compreender como as atividades do Confluencia trabalham o texto literário. Os
resultados da análise apontam para um avanço no tratamento dado ao texto literário,
sobretudo pelo fato de não ser usado, na maioria das atividades, como pretexto para o
ensino de estruturas gramaticais. Pode-se afirmar que, no geral, o letramento literário
e a perspectiva intercultural são desenvolvidos. Quanto à coletânea literária, verificase
um rompimento com uma tradição de maioria de textos espanhóis; a presença das
literaturas argentina e uruguaia é significativa, embora ainda se mantenha a
hegemonia do cânone, marcado pela escrita masculina e branca. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tesis se sitúa en el área de Lingüística Aplicada y tiene por objetivo principal
defender el estudio de textos literarios representativos de las literaturas de lengua
española, en la Educación Básica, como un derecho del joven de la Enseñanza Media.
Abogo por la presencia, en el aula de español como lengua extranjera, de una
antología literaria diversificada en cuanto a la autoría, temática y género literario, y de
actividades de comprensión y producción de textos literarios que colaboren para el
desarrollo de la literacidad literaria del estudiante, en la perspectiva intercultural. Esta
investigación interpretativa y crítica, de naturaleza cualitativa, se configura como una
investigación documental, ya que posee como corpus una colección didáctica de
español aprobada en el Programa Nacional do Livro Didático, edición de 2018:
Confluencia. Como fundamentación teórica, destaco los estudios sobre literacidad
literaria e interculturalidad, los cuales fueron esenciales para responder mi problema
de investigación: ¿El trabajo con el texto literario colabora para la literacidad literaria
del estudiante, en la perspectiva intercultural? Los siguientes objetivos guiaron y
organizaron esta tesis: promover una discusión sobre la importancia de la literacidad
literaria para la formación humana y ciudadana del estudiante, en una perspectiva
intercultural; debatir la literatura como un derecho indispensable al ser humano;
comprender la trayectoria de los libros didácticos de español, a partir de leyes y
documentos oficiales que se refieren a la educación brasileña; evidenciar las
concepciones teórico-metodológicas de literatura y de su enseñanza, sus funciones,
discutiendo conceptos del campo literario; evaluar si la antología de textos literarios
presenta diversidad de autoría, temática y género literario; y comprender cómo las
actividades de Confluencia trabajan el texto literario. Los resultados del análisis
apuntan a un avance en el tratamiento dado al texto literario, sobre todo por el hecho
de no ser usado, en la mayoría de las actividades, como pretexto para la enseñanza de
estructuras gramaticales. Se puede afirmar que, en general, la literacidad literaria y la
perspectiva intercultural se desarrollan. En cuanto a la antología literaria, se verifica
una ruptura con una tradición de mayoría de textos de España; la presencia de las
literaturas argentina y uruguaya es significativa, aunque todavía se mantiene la
hegemonía del canon, marcado por la escritura masculina y blanca. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva intercultural | pt_BR |
dc.title | O letramento literário no livro didático de espanhol: tem pedra no caminho? | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Andrade Júnior, Antonio Francisco de | - |
dc.contributor.referees | Costa, Julia Morena Silva da | - |
dc.contributor.referees | Baptista, Livia Marcia Tiba Rádis | - |
dc.contributor.referees | Souza, Carla Dameane Pereira de | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLINC)
|