Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVERAS, RENATA MEIRA-
dc.contributor.authorGONCALVES, MARIANNE OLIVEIRA-
dc.creatorGONCALVES, MARIANNE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2018-11-30T16:46:39Z-
dc.date.available2018-11-30T16:46:39Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.date.submitted2018-09-21-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28064-
dc.description.abstractNo Brasil, os estudos sobre a formação do psicólogo escolar vêm ganhando força nos últimos anos devido, especialmente, à necessidade de ressignificação da relação entre a psicologia e a educação. Inicialmente, essa relação teve como objetivo identificar e tratar as crianças que não se adequavam ao modelo formal de escolarização. Somente a partir dos anos 80, a psicologia escolar crítica redirecionou seu objeto de estudo, pensando o fracasso escolar enquanto fenômeno multifatorial. Na formação do psicólogo escolar, os estágios profissionalizantes são vistos como experiências formativas essenciais no fortalecimento das perspectivas críticas e do compromisso social dos graduandos de psicologia. Nesse prisma, o presente trabalho buscou identificar as concepções teóricas e ações desenvolvidas durante os estágios profissionalizantes em psicologia escolar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, considerando aspectos como estrutura curricular, supervisão de estágio e interesses individuais. Para tanto, inicialmente, foi realizada a análise da matriz curricular do curso de psicologia pesquisado. Esta análise apontou que a nova matriz, baseada nos Bacharelados Interdisciplinares, ofertou maior fluidez e flexibilidade ao percurso formativo na graduação, incluindo componentes curriculares de cunho social, ético e humanístico. Posteriormente, na fase de levantamento dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito alunos matriculados nos estágios no ano de 2017. Este material foi transcrito e analisado sob a ótica da análise de conteúdo de Laurence Bardin. O resultado da análise das entrevistas sugere o predomínio das teorias críticas da psicologia escolar nos estágios profissionalizantes e o desenvolvimento de ações alternativas à tríade encaminhamento-diagnóstico-intervenção. Outras análises apontam para os desafios da psicologia escolar nos estágios, sendo eles: A distorção sobre a função do psicólogo na escola; A permanência e predomínio da queixa escolar; E as dificuldades relacionadas aos aspectos curriculares (carga-horária, disciplinas e ênfases). Conclui-se com a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas que contemplem a formação do psicólogo escolar nos estágios profissionalizantes como forma de superação das práticas individualizantes na escola.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, studies about the school psychologist training have been gaining strength in recent years, due to the need the relationship redefine between psychology and education. Initially, this relationship porposed to identify and care children who did not fit the formal schooling model. From the 1980s, the school psychology redirected your study object , thinking the school failure as a multifactorial phenomenon. In the school psychologist training, the professional internship are seen as essential formative experience to the critical perspectives and the social commitment of undergraduate psychology students. In this perspective, the present research porposed to identify the theoretical conceptions and actions developed during the professional internships in school psychology at the Federal University of Recôncavo da Bahia, considering aspects such as curricular structure, supervision and individual interests. Initially, the analysis about the psychology curricular matrix was performed. This analysis pointed out that the new matrix, based on Interdisciplinary Bachelor's, offered greater fluidity and flexibility to the undergraduate training, including social, ethical and humanistic curricular components. Subsequently, semi-structured interviews were carried out with eight students enrolled in the internship during 2017. This interviews was transcribed and analyzed with the content analysis perspective of Laurence Bardin. The result of the interviews analysis suggests the predominance of school psychology critical theories in the professional stages and the development of alternative actions to the triad referral-diagnosis-intervention. Other analyzes point to the school psychology challenges in the internship: The distortion about the Psychologist function in school; The permanence and predominance of the school failure ; And the difficulties related to the curricular aspects (load-hours, courses and emphases). It concludes with the need to develop research about the psychology training in the school professional internship as a alternative of overcoming the individualizing practices in the school.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia escolar críticapt_BR
dc.subjectFormação do psicólogopt_BR
dc.subjectQueixa escolarpt_BR
dc.subjectEstágio Profissionalizantept_BR
dc.titleA FORMAÇÃO INICIAL NA PSICOLOGIA ESCOLAR: ATUAÇÃO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMAIOLI, EDILENE EUNICE CAVALCANTE-
dc.contributor.refereesRIBEIRO, JORGE LUIZ LORDELO DE SALES-
dc.contributor.refereesRESSURREIÇÃO, SUELI BARROS-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.