Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPimentel, Ludmila Cecilina Martinez-
dc.contributor.authorFrinhani, Ana Carolina-
dc.creatorFrinhani, Ana Carolina-
dc.date.accessioned2018-11-22T19:03:11Z-
dc.date.available2018-11-22T19:03:11Z-
dc.date.issued2018-11-22-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28025-
dc.description.abstractEsta investigação apresenta categorias de análise para o campo da dança, visando reformular concepções anteriores de danças conhecidas como pastiches, recriações, adaptações, releituras, etc, à luz da noção de devirDança. Entende-se aqui que toda dança é “original” e “atualizada” mesmo tratando-se de uma cópia, ou melhor, de uma apropriação de outra dança para ser criada. Isso porque, embasa-se aqui nos conceitos de Devir e Rizoma, de Deleuze e Guattari (2011; 2012), para propor que a dança aconteça num fluxo de autocriação ou autopoiesis. As categorias propostas nesse estudo são organizadas em quatro “Níveis de atualização em dança” que mediam, metodologicamente, análises sobre afastamentos e proximidades entre uma dança e outra, partindo de seus aspectos visuais, estéticos e processuais. Com base nesses conceitos de Devir e de Rizoma, atrelados aos conceitos de virtualização e atualização, de Lévy (1996), entende-se aqui a dança como resultado do processo contínuo de virtualização-atualização, para finalmente e a partir desse entendimento, propor a noção de devirDança e a categorização dos Níveis de atualização em dança. Para a realização desta pesquisa foram empregados procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, de cunho escrito e imagético, além de análises de trabalhos artísticos de autoria própria que tiveram como referência as danças criadas pela artista Loie Füller (1862-1928).pt_BR
dc.description.abstractThis research presents categories of analysis for the area of dance, aiming to reformulate previous conceptions of dances known as pastiches, recreations, adaptations, re-readings, etc., from the notion of devirDança. It is understood here that all dance is "original" and "updated" even if it is a copy or an appropriation of another dance. It is because is based, here, on the concepts of Devir and Rhizoma, of Deleuze and Guattari (2011; 2012), to propose that dance take place in a flow of self-creation or autopoiesis. The categories proposed in this study are organized into four "Levels of updating in dance" that mediate, methodologically, analyzes of distance and proximity between one dance and another, starting from it’s visual, aesthetic and procedural aspects. Based on these concepts of Devir and Rhizoma, coupled with the concepts of virtualization and updating, of Lévy (1996), we understand dance as a result of the continuous process of virtualization-updating, to from that understanding, propose the notion of devirDança and the categorization of dance`s Update Levels. For this research, as methodological procedure, was done a bibliographical revision (written and imageries) and analyses of my artistic works which had as reference the dances created by the artist Loie Füller (1862-1928).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDevirDançapt_BR
dc.subjectVirtualizações-atualizaçõespt_BR
dc.subjectLoie Füllerpt_BR
dc.titleDevirDança: virtualizações-atualizações da dança de Loie Füllerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAmoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.refereesGonçalves, Rosa Gabriela de Castro-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós- Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Frinhani Dissertação.pdf5,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.