Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28013
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Migrações perigosas: as (des)aventuras semânticas do conceito de gênero nos projetos e políticas para mulheres no Brasil
Autor(es): Sardenberg, Cecília Maria Bacellar
Autor(es): Sardenberg, Cecília Maria Bacellar
Abstract: Neste trabalho, discuto problemas pertinentes à ‘teorias viajantes’, centrando-me, em particular, em algumas das consequências teóricas e políticas da migração e resignificação de “gênero” através de fronteiras, oceanos, disciplinas, e da teoria para a arena das políticas de desenvolvimento e planejamento. Argumento que embora a teoria de gênero tenha se tornado central para os estudos feministas como um instrumento analítico da construção da realidade social e sua transformação, a apropriação, às vezes distorcida, do termo “gênero” por agências nacionais e internacionais de desenvolvimento (e outras organizações da sociedade civil como um todo) tem levado à sua simplificação, sobretudo no tocante à questão das relações de poder, perdendo, assim, muito do seu sentido político para o feminismo. No caso do Brasil, como em outros países da América Latina, isso tem contribuído para o entendimento de que “fazer gênero” nem sempre é agora parte do “fazer feminismo”.
Palavras-chave: Torias viajantes
Teoria feminista
Gênero e desenvolvimento
Mulheres
Editora / Evento / Instituição: Editora da PUC/Goiás
Citação: SARDENBERG, Cecilia. Migrações perigosas: as (des)aventuras semânticas do conceito de gênero nos projetos e políticas para mulheres no Brasil.’ In: GONÇALVES, Eliane. Iguais? Gênero, trabalho e lutas sociais. Goiânia : Editora da PUC Goiás, p. 19-48, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28013
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Migrações Perigosas As Desaventuras do Conceito de Gênero.pdf212,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.