https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27935
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Formação do professor de contabilidade: o tema em debate |
Autor(es): | Laffin, Marcos Gomes, Sônia Maria da Silva |
Autor(es): | Laffin, Marcos Gomes, Sônia Maria da Silva |
Abstract: | Este texto objetiva apresentar o resultado de uma pesquisa que analisou artigos publicados em periódicos e, situa como objeto de estudo a formação pedagógica dos professores de contabilidade no âmbito da pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis no Brasil. Assim, o problema de pesquisa consistiu em reconhecer e discutir quais as contribuições dos artigos sobre essa formação pedagógica. A metodologia utilizada quanto aos objetivos é exploratória e quanto aos procedimentos é uma pesquisa de levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa na análise de conteúdo. Com base em Sacristán (1995); Brandão (2002); Santos Neto (2004); Laffin (2005), realizou-se uma discussão sobre a docência e a partir destes autores apresentam-se argumentos da necessidade de princípios para formação pedagógica do professor de contabilidade nos programas Stricto Sensu. Depreende-se que, no âmbito da pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis, a formação para a docência ainda não assume uma expressão de apropriação do trabalho para o ensinar. Se, por um lado, enfatiza-se a produção intelectual, como forma de responder à avaliação externa, por outro, salienta-se que o trabalho de base sob a égide da epistemologia da docência, fica subsumida na realização desse trabalho. |
Palavras-chave: | Ciências contábeis Programas Stricto Sensu Formação pedagógica |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidad de La Rioja |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27935 |
Data do documento: | 25-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação do professor de contabilidade O tema em debate.pdf | 683,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.