Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27926
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Saberes que fundamentam a prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis de IES brasileiras
Autor : Slomski, Vilma Geni
Araújo, Adriana Maria Procópio de
Guimarães, Isac Pimentel
Gomes, Sônia Maria da Silva
Silva, Antônio Carlos Ribeiro da
metadata.dc.creator: Slomski, Vilma Geni
Araújo, Adriana Maria Procópio de
Guimarães, Isac Pimentel
Gomes, Sônia Maria da Silva
Silva, Antônio Carlos Ribeiro da
Resumen : A docência universitária requer conhecimentos específicos sobre a área de atuação, bem como habilidades e competências para o ensino. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os dados de uma pesquisa realizada na área da educação contábil, a qual teve por objetivo conhecer, analisar e caracterizar os saberes dos professores que atuam nos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e, assim, evidenciar os processos que estruturam e dão sentido às suas práticas pedagógicas no contexto da universidade. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e a coleta de dados implicou a construção e a aplicação de um questionário on-line, que, após contato prévio, foi enviado por e-mail aos professores. Fizeram parte do estudo os professores cadastrados no banco de dados do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, ano base 2007. Foi possível verificar que a prática de ensino dos professores investigados é estruturada e significada por crenças, valores, representações, dúvidas e incertezas trazidas na “bagagem” da vida escolar. A ausência de uma formação continuada, principalmente no que se refere ao fundamento de suas ações pedagógicas, conduz o professor a uma aprendizagem intuitiva e autodidata, na qual a rememorização de suas experiências escolares e a rotina dos pares é o que orienta as ações de sala de aula. Conclui-se, assim, que o saber dos docentes investigados é originário da experiência na profissão contábil; da experiência no magistério superior; da formação escolar anterior; das influências do contexto onde eles próprios atuam; das experiências dos pares; dos programas; dos materiais e dos livros didáticos usados nas aulas; e, sobretudo, das suas concepções e capacidade para lidar com os desafios presentes na sala de aula da universidade.
Palabras clave : Educação contábil
Saberes dos professores
Bacharelado em Ciências Contábeis
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Revista Brasileira de Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27926
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.