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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27924
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Uma análise dos projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Públicas do Estado da Bahia |
Autor : | Guimarães, Isac Pimentel Gomes, Sônia Maria da Silva Slomski, Vilma Geni Silva, Antonio Carlos Ribeiro da Oliveira, Marcelo Rocha |
metadata.dc.creator: | Guimarães, Isac Pimentel Gomes, Sônia Maria da Silva Slomski, Vilma Geni Silva, Antonio Carlos Ribeiro da Oliveira, Marcelo Rocha |
Resumen : | Na busca de transformação, as Instituições de Ensino Superior (IES) planejam e realizam ações que viabilizam o processo de qualificação do ensino público. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos cursos de Ciências Contábeis das IES públicas da Bahia, à luz dos princípios que norteiam o projeto pedagógico (Igualdade, Qualidade, Gestão Democrática, Liberdade e Valorização do Magistério), uma vez que estão atrelados a uma construção coletiva e de revisão contínua do processo ensino-aprendizagem. Com efeito, para dar conta de atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo qualitativo-descritiva. O método escolhido foi a análise documental dos PPP de cinco IES Públicas do Estado da Bahia (UEFS, UNEB, UFBA, UESC e UESB), pela qual se constatou que, ao se delinearem os critérios para a elaboração do PPP, as IES apresentaram projetos pouco condizentes com a realidade das comunidades envolvidas, apesar de estarem alinhadas aos princípios norteadores do projeto pedagógico. Isso evidencia uma dicotomia entre o que está escrito e a prática de ensino nos cursos de Ciências Contábeis. Com efeito, conclui-se que os projetos pedagógicos da IES baianas apresentam fragilidades no que se concerne à contemplação plena das disciplinas na matriz curricular, porquanto deveriam estar alinhadas à principal ênfase do curso, possuindo em seu elenco disciplinas voltadas para realidade das IES. |
Palabras clave : | Projetos Político-Pedagógicos (PPP) Ciências Contábeis IES públicas da Bahia |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Revista Brasileira de Contabilidade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27924 |
Fecha de publicación : | 2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
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Uma análise dos projetos político-pedagógico dos cursos de contabilidade das universidades públicas da Bahia.pdf | 485,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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