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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27923
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia |
Otros títulos : | GECONT - Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI |
Autor : | Conceição, Mirian Gomes Oliveira, Nverson da Cruz Gomes, Sônia Maria da Silva Oliveira, Neylane Santos Freires, Francisco Gaudêncio Mendonça |
metadata.dc.creator: | Conceição, Mirian Gomes Oliveira, Nverson da Cruz Gomes, Sônia Maria da Silva Oliveira, Neylane Santos Freires, Francisco Gaudêncio Mendonça |
Resumen : | A Universidade Federal da Bahia (UFBA) forma uma parte importante dos futuros profissionais, educadores, governantes e gerentes de empresas e instituições do país. Isto implica que a mesma deve proporcionar uma formação compatível com as necessidades reais do mercado e da sociedade, incluindo, portanto, a formação em Contabilidade Social e Ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e confrontar o nível de conhecimento dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da UFBA sobre Contabilidade Social e Ambiental. Para tanto, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado no segundo semestre de 2009, em dois grupos: alunos ingressos (1º ao 2º semestre) e alunos formandos (7º ou mais semestres), totalizando 129 estudantes. A análise dos dados foi realizada por meio do teste não paramétrico de Mann-whitney de comparação de médias. O resultado do estudo indica que não há diferenças significativas entre as médias de conhecimento entre os grupos de estudantes, exceto o nível de conhecimento sobre evidenciações ambientais. Verificou-se também que há carência de discussão do tema de Contabilidade Social e Ambiental nos componentes obrigatórios da matriz curricular, todavia, há um interesse significativo quanto à inserção de componente curricular que discuta questões relacionadas à Contabilidade Social e Ambiental. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFBA têm pouco conhecimento sobre as questões de contabilidade social e ambiental e, que esse baixo nível de conhecimento, possivelmente, decorre do fato de esse assunto não fazer parte das ementas dos componentes curriculares do curso. |
Palabras clave : | Contabilidade social e ambiental Ensino de contabilidade social e ambiental Educação ambiental |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | UFPI |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27923 |
Fecha de publicación : | 2014 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
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Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia.pdf | 795,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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