Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27832
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorZoghbi, Denise Maria Oliveira-
dc.contributor.authorMattos, Lavínia Neves dos Santos-
dc.creatorMattos, Lavínia Neves dos Santos-
dc.date.accessioned2018-10-25T18:40:52Z-
dc.date.available2018-10-25T18:40:52Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27832-
dc.description.abstractEste trabalho visa explicitar e problematizar o processo de (re)construção da identidade profissional, a partir das representações de professores em formação inicial em cotejo com as demandas atuais do seu contexto de atuação, centrando-se, especificamente, no paradigma da Educação Inclusiva. Para tanto, buscamos ancoragem no paradigma qualitativo-interpretativista e empreendemos a revisão da literatura de referência, focando nos estudos relacionados à questão da identidade, da formação de professores e da Educação Inclusiva, tendo por base a Linguística Aplicada Crítica, área de concentração desta investigação, e a contribuição dos Estudos Culturais, da Pedagogia Crítica e da Análise do Discurso Crítica. A pesquisa de campo, de natureza etnográfica, foi realizada junto a discentes de cursos de licenciaturas em Letras, de uma dada Instituição de Ensino Superior Federal do Estado da Bahia, que se encontravam no último ano da graduação, sendo este núcleo axial do trabalho. De modo complementar, tratamos, ainda, de uma pesquisa documental acerca de Programas de disciplinas das licenciaturas em Letras. Foram constituídos e organizados dois corpora – o corpus discursivo e o corpus documental – a partir dos quais procedemos a nossa análise e discussão dos dados, focalizando o campo das representações profissionais e, quando pertinente, as representações dos atores sociais. Através desse trabalho, pudemos conferir que uma formação inicial pouco consistente em relação à preparação docente para contextos educacionais inclusivos pode contribuir, significativamente, para uma falta de identificação desse sujeito em relação a essa realidade e, por conseguinte, para uma identidade profissional fragilizada no tocante à inclusão.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to clarify and problematize the process of (re)construction of professional identity, starting from the representations of teachers in initial training in comparison with the current demands of working context, centering specifically on the paradigm of Inclusive Education. Therefore, we search anchorage in the qualitative-interpretative paradigm and undertake a review of the reference literature, focusing on studies related to the issue of identity, teacher’s training and Inclusive Education, based on Critical Applied Linguistics (area of concentration of this research) and the contribution of Cultural Studies, Critical Pedagogy and Critical Discourse Analysis. The fieldwork, that is an ethnographic work, was carried out with languages undergraduates of a federal institution of higher education located in Bahia, who were in the final year of graduation, and that is the axial core of this research. As a complement, we also treat about a documental research concerning programs of undergraduate language courses. Two corpora were constituted an organized – the discursive corpus and the documental corpus – from which we proceed to our analysis and discussion of the data, laying emphasis on the field of professional representation and, when it is relevant, the social actor’s representations. Through this research, we could check out that a little consistent initial training in relation to preparing teachers for inclusive educational contexts can contribute significantly to a lack of subjective identification in relation to this reality and therefore to a weakened professional identity regarding inclusion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectFormação do professor de línguaspt_BR
dc.subjectProfessional identitypt_BR
dc.subjectLanguage teacher trainingpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleIdentidade e inclusão em contexto de formação inicial do futuro professor de línguaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesZoghbi, Denise Maria Oliveira-
dc.contributor.refereesSouza, Iracema Luiza de-
dc.contributor.refereesSobral, Gilberto Nazareno Telles-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLINC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FIM.pdf9,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.