Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27810
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Redes sociais e formação de alianças estratégicas: o caso do Multiplex Iguatemi
Autor : Carvalho, Mercya Rose de Oliveira
Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.creator: Carvalho, Mercya Rose de Oliveira
Fischer, Tânia Maria Diederichs
Resumen : Este artigo descreve a formação da aliança estratégica internacional entre a United Cinemas International (UCI) e a organização local Orient Filmes. O artigo procura mostrar como esta organização local integrou a rede de uma das indústrias mais dinâmicas da economia mundial — a de cinema e entretenimentos — a partir da constituição de redes sociais e o estabelecimento de condições de governance (governabilidade). Ao substituir o “porquê”, mais usual na literatura sobre estratégias, pelo “como” as autoras fazem uma opção teórica pela perspectiva de redes sociais que destaca os laços representativos das trocas entre indivíduos, grupos e organizações em rede. O artigo contextualiza a nova dinâmica de concentração na indústria de cinema e descreve os mecanismos de coesão e posição das redes sociais (governo local, fornecedores, bancos de desenvolvimento e organizações de lazer) na formação dessa aliança econômica. O pressuposto básico deste artigo é que a reputação do principal executivo da Orient Filmes — eixo essencial de sua liderança frente ao parceiro e aos atores locais — foi fundamental para a formação da aliança e de estruturas de governance articuladas.
Palabras clave : Redes sociais
Redes interfirmas
Governance
Estruturas de governabilidade
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : FGV
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27810
Fecha de publicación : 2000
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.