Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27810
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Redes sociais e formação de alianças estratégicas: o caso do Multiplex Iguatemi
Autor(es): Carvalho, Mercya Rose de Oliveira
Fischer, Tânia Maria Diederichs
Autor(es): Carvalho, Mercya Rose de Oliveira
Fischer, Tânia Maria Diederichs
Abstract: Este artigo descreve a formação da aliança estratégica internacional entre a United Cinemas International (UCI) e a organização local Orient Filmes. O artigo procura mostrar como esta organização local integrou a rede de uma das indústrias mais dinâmicas da economia mundial — a de cinema e entretenimentos — a partir da constituição de redes sociais e o estabelecimento de condições de governance (governabilidade). Ao substituir o “porquê”, mais usual na literatura sobre estratégias, pelo “como” as autoras fazem uma opção teórica pela perspectiva de redes sociais que destaca os laços representativos das trocas entre indivíduos, grupos e organizações em rede. O artigo contextualiza a nova dinâmica de concentração na indústria de cinema e descreve os mecanismos de coesão e posição das redes sociais (governo local, fornecedores, bancos de desenvolvimento e organizações de lazer) na formação dessa aliança econômica. O pressuposto básico deste artigo é que a reputação do principal executivo da Orient Filmes — eixo essencial de sua liderança frente ao parceiro e aos atores locais — foi fundamental para a formação da aliança e de estruturas de governance articuladas.
Palavras-chave: Redes sociais
Redes interfirmas
Governance
Estruturas de governabilidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: FGV
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27810
Data do documento: 2000
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.