Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrunet, Karla Schuch-
dc.contributor.authorFranco Lizarazo, Fernando Enrique-
dc.creatorFranco Lizarazo, Fernando Enrique-
dc.date.accessioned2018-10-18T17:38:47Z-
dc.date.available2018-10-18T17:38:47Z-
dc.date.issued2018-10-18-
dc.date.submitted2018-09-03-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27742-
dc.description.abstractA presente pesquisa enfoca a performance multimídia, instalações interativas e/ou práticas audiovisuais ao vivo produzidas por meio de plataformas digitais, tendo como ponto de partida o interesse no trabalho com vários tipos de mídia simultaneamente, em um contexto de performance e improvisação, com o propósito de descobrir novas relações, conexões, hibridizações entre eles. Na tese, os meios e/ou elementos utilizados são o som, a imagem visual e o movimento, criados e transformados em tempo real. As relações entre movimento, imagem visual e som foram tratadas sob diferentes perspectivas: interatividade, código digital, experiência estética, dança, design de objetos/ interfaces, sempre no âmbito da improvisação e da performance multimídia. A linha de pesquisa performativa tem sido seguida, onde a prática é o eixo central e a reflexão surge da experimentação em laboratório/estudo e criação de obras, em diálogo contínuo com as referências teóricas e artísticas. Durante o período de pesquisa foram criadas várias obras interativas, em colaboração com outros artistas e programadores, que serão apresentadas e discutidas ao longo da tese. O conteúdo dos capítulos 1, 2 e 3 traz uma série de referências e remix de obras artísticas, autores e teorias. Entre os assuntos discutidos estão o conceito de hibridização, como uma característica própria da mídia digital; os conceitos de remix e pós-produção, como elementos característicos da cultura contemporânea; obras e reflexões teóricas em torno do cinema expandido; conceitos relacionados à estética da interação, performance e improvisação multimídia; e conceitos de teoria geral de sistemas em relação à mídia interativa. No Capítulo 4, o componente prático da investigação é apresentado em detalhes.pt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on multimedia performance, interactive installations and/or live audiovisual practices, produced through digital platforms, having as a starting point the work with several types of media simultaneously, in a context of performance and improvisation, with the purpose of discovering new relationships, connections, hybridizations between them. In the thesis, the media and/or elements studied and used are sound, image and movement, which are created and transformed in real-time. The relationship between movement, visual image and sound have been treated from different perspectives: interactivity, digital code, aesthetic experience, dance, design of objects/interfaces, always within the scope of improvisation and multimedia performance. The line of performative research has been followed, where practice is the central axis and reflection arises from experimentation in laboratory/studio and creation of artworks, in continuous dialogue with the theoretical and artistic references. During the research time several interactive works were created, in collaboration with other artists and programmers, which will be presented and discussed throughout the thesis. The content of chapters 1, 2 and 3 presents a series of references and remix of artistic works, authors and theories. The issues discussed include the concept of hybridization, as a characteristic of digital media; the concepts of remix and postproduction, as characteristic elements of contemporary culture; works and theoretical reflections around expanded cinema; concepts related to the aesthetics of interaction, improvisation and multimedia performance; and concepts of general systems theory in relation to interactive media. In chapter 4, the practical component of the investigation is presented and analyzed in detail. Keywords: hybridization, remix, interactive media, interfaces, audiovisual, movement, improvisation, expanded cinema, digital code, mapping.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecthibridaçãopt_BR
dc.subjectmídia interativapt_BR
dc.subjectinterfacespt_BR
dc.subjectmovimentopt_BR
dc.subjectimprovisaçãopt_BR
dc.subjectmultimídiapt_BR
dc.subjectcódigo digitalpt_BR
dc.subjectmapeamentopt_BR
dc.subjectaudiovisualpt_BR
dc.subjectremixpt_BR
dc.titleLatencias: hibridaciones cinéticas, sonoras y visuales a partir de la interacción, improvisación y el performance multimediapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesArango, Julian Jaramillo-
dc.contributor.refereesFigueiro, Cristiano Severo-
dc.contributor.refereesValverde, Isabel Maria De Cavadas-
dc.contributor.refereesBandeira, Messias Guimarães-
dc.publisher.departamentInstituto De Humanidades, Artes E Ciências - IHACpt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar De Pós-Graduação Em Cultura E Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqProgramação visualpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.