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Tipo: Tese
Título: Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
Autor(es): Santana, Valéria Nancí de Macêdo
Autor(es): Santana, Valéria Nancí de Macêdo
Abstract: Esta tese examina as capas de discos de vinil elaboradas por Carlos Filho (Cafi) para uma das mais relevantes manifestações da música brasileira: a Geração Clube da Esquina, que eclodiu na década de 1970. Como corpus de análise foram eleitas nove embalagens personalizadas de LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 —, cuja maioria contém elementos que evocam o conturbado contexto político do Brasil, então dominado por uma ditadura militar, que impôs uma forte censura às criações artísticas em geral. A pesquisa busca, ainda, refletir sobre a ressonância das vivências do capista em seu processo criativo, utilizando métodos de análise já existentes e propondo um experimental, de modo a promover uma articulação entre certas experiências de vida do artista e as imagens temáticas estampadas nos artefatos gráficos aqui estudados. Este trabalho, de caráter multidisciplinar, procurou embasar-se em aportes teórico-críticos advindos de diversos campos epistemológicos, como Design, Música, Comunicação, Cinema, Fotografia, História, com incursões específicas nos estudos sociopolíticos e estético-culturais brasileiros. Pretende-se, a partir do exame dos recursos visuais utilizados por Cafi, e estampados em obras fonográficas, contribuir para a produção de conhecimento a respeito das questões aqui enfocadas.
This thesis examines the vinyl record covers elaborated by Carlos Filho (Cafi) for one of the most relevant manifestations of Brazilian music: the Clube da Esquina Generation, which broke out in the 1970s. As a corpus of analysis, nine customized packages of LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao Vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 — most of which contain elements that evoke the troubled political context of Brazil, then dominated by a military dictatorship, which imposed a strong censorship on artistic creations in general. The research also seeks to reflect on the resonance of the graphic designers and photographer's experiences in his creative process, using already existing methods of analysis and proposing an experimental one, to promote an articulation between certain experiences of the artist' s life and the thematic images stamped on the artifacts graphs studied here. This work, with a multidisciplinary character, sought to be based on theoretical-critical contributions from various epistemological fields, such as Design, Music, Communication, Cinema, Photography, History, with specific incursions into Brazilian socio-political and aesthetic-cultural studies. It is intended, from the examination of the visual resources used by Cafi, and printed in phonographic works, to contribute to the production of knowledge about the issues addressed here.
Palavras-chave: Capas de discos
Clube da Esquina
Cafi
Contexto cultural brasileiro na década de 1970
CNPq: Cultura e Sociedade
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670
Data do documento: 10-Out-2018
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