Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27644
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interfaces entre a fonoaudiologia e o canto lírico: o que é preciso saber para melhor atuar?
Autor(es): Ferreira, Eneide
Autor(es): Ferreira, Eneide
Abstract: Os professores e cantores líricos, apoiados por sua própria formação acadêmica, objetivam a estética vocal com foco artístico-musical. Por esta razão, a atuação fonoaudiológica com cantores líricos deve estar calcada em conhecimentos básicos, relacionados com a manutenção da saúde vocal, mas também em conhecimentos específicos, tanto da Fonoaudiologia como de outras áreas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é fornecer uma linha de base para o aprofundamento do fonoaudiólogo na abordagem vocal com cantores líricos. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura pertinente sobre os conhecimentos acerca das bases históricas, a partir das Escolas Nacionais de Canto Erudito, bem como os aspectos diferenciais específicos do canto lírico à luz destas Escolas. Além disso, também foram descritas as contribuições do fonoaudiólogo que atua na área de voz profissional, para o aperfeiçoamento do uso vocal de cantores líricos. A partir da revisão realizada, identificou-se que as principais escolas nacionais são a italiana, a alemã e a francesa, sendo que a escola Italiana, com o Bel Canto, é a mais influente tanto no canto propriamente quanto na pedagogia vocal. Cada escola tem características específicas que as diferenciam quanto à respiração, a articulação e a ressonância na execução das composições. Cada um destes parâmetros vai influenciar a identificação do cantor com uma destas escolas, direcionando sua interpretação para uma construção artística coerente com as exigências das obras composicionais. A partir dos elementos abordados nesta revisão é possível compreender a importância da complementaridade de saberes entre fonoaudiólogos e professores de canto na atuação junto a cantores líricos para a área de Voz.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Canto Lírico
Voz
Atuação Profissional
Qualidade Vocal
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27644
Data do documento: 5-Out-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ENEIDE-Revista Per Musi (Oficial para impressão e repositório)-revisado e corrigido 2 (PDF).pdf506,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.