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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Márcia da Silva-
dc.contributor.authorFerreira, Eneide-
dc.creatorFerreira, Eneide-
dc.date.accessioned2018-10-05T19:47:17Z-
dc.date.available2018-10-05T19:47:17Z-
dc.date.issued2018-10-05-
dc.date.submitted2018-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27644-
dc.description.abstractOs professores e cantores líricos, apoiados por sua própria formação acadêmica, objetivam a estética vocal com foco artístico-musical. Por esta razão, a atuação fonoaudiológica com cantores líricos deve estar calcada em conhecimentos básicos, relacionados com a manutenção da saúde vocal, mas também em conhecimentos específicos, tanto da Fonoaudiologia como de outras áreas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é fornecer uma linha de base para o aprofundamento do fonoaudiólogo na abordagem vocal com cantores líricos. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura pertinente sobre os conhecimentos acerca das bases históricas, a partir das Escolas Nacionais de Canto Erudito, bem como os aspectos diferenciais específicos do canto lírico à luz destas Escolas. Além disso, também foram descritas as contribuições do fonoaudiólogo que atua na área de voz profissional, para o aperfeiçoamento do uso vocal de cantores líricos. A partir da revisão realizada, identificou-se que as principais escolas nacionais são a italiana, a alemã e a francesa, sendo que a escola Italiana, com o Bel Canto, é a mais influente tanto no canto propriamente quanto na pedagogia vocal. Cada escola tem características específicas que as diferenciam quanto à respiração, a articulação e a ressonância na execução das composições. Cada um destes parâmetros vai influenciar a identificação do cantor com uma destas escolas, direcionando sua interpretação para uma construção artística coerente com as exigências das obras composicionais. A partir dos elementos abordados nesta revisão é possível compreender a importância da complementaridade de saberes entre fonoaudiólogos e professores de canto na atuação junto a cantores líricos para a área de Voz.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectCanto Líricopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectAtuação Profissionalpt_BR
dc.subjectQualidade Vocalpt_BR
dc.titleInterfaces entre a fonoaudiologia e o canto lírico: o que é preciso saber para melhor atuar?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coFalcão, Lília Maria Gomes-
dc.publisher.departamentInstituto de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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