Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lopes, Márcia da Silva | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Eneide | - |
dc.creator | Ferreira, Eneide | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T19:47:17Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T19:47:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27644 | - |
dc.description.abstract | Os professores e cantores líricos, apoiados por sua própria formação acadêmica, objetivam a estética vocal com foco artístico-musical. Por esta razão, a atuação fonoaudiológica com cantores líricos deve estar calcada em conhecimentos básicos, relacionados com a manutenção da saúde vocal, mas também em conhecimentos específicos, tanto da Fonoaudiologia como de outras áreas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é fornecer uma linha de base para o aprofundamento do fonoaudiólogo na abordagem vocal com cantores líricos. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura pertinente sobre os conhecimentos acerca das bases históricas, a partir das Escolas Nacionais de Canto Erudito, bem como os aspectos diferenciais específicos do canto lírico à luz destas Escolas. Além disso, também foram descritas as contribuições do fonoaudiólogo que atua na área de voz profissional, para o aperfeiçoamento do uso vocal de cantores líricos. A partir da revisão realizada, identificou-se que as principais escolas nacionais são a italiana, a alemã e a francesa, sendo que a escola Italiana, com o Bel Canto, é a mais influente tanto no canto propriamente quanto na pedagogia vocal. Cada escola tem características específicas que as diferenciam quanto à respiração, a articulação e a ressonância na execução das composições. Cada um destes parâmetros vai influenciar a identificação do cantor com uma destas escolas, direcionando sua interpretação para uma construção artística coerente com as exigências das obras composicionais. A partir dos elementos abordados nesta revisão é possível compreender a importância da complementaridade de saberes entre fonoaudiólogos e professores de canto na atuação junto a cantores líricos para a área de Voz. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Canto Lírico | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Atuação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Qualidade Vocal | pt_BR |
dc.title | Interfaces entre a fonoaudiologia e o canto lírico: o que é preciso saber para melhor atuar? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Falcão, Lília Maria Gomes | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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