https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27633| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Entre espaços e estados de liberdade: uma leitura da prática espacial de crianças moradoras do Centro da Cidade de Salvador |
| Autor(es): | Britto, Mel Travassos de |
| Autor(es): | Britto, Mel Travassos de |
| Abstract: | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo discorrer sobre o espaço público enquanto espaço de liberdade da Infância. Tida como o período de enfrentamento dos riscos e a descoberta do outro, a infância, de modo geral, tem se moldado a partir de realidades distintas na cidade, entre discursos, leituras de realidade, desconhecimento, constrangimentos, restrições, afrontamentos, subversão e sinais de cumplicidade. A partir do entendimento dessas múltiplas realidades, buscamos problematizar como a prática espacial das crianças no espaço público é regida por estados de liberdade que se constituem, sobretudo, a partir de representações, sobre a infância e sobre a cidade, elaboradas tanto pela criança, quanto pelo adulto, que se fazem presentes nos contextos infantis, através de desejos, normas e exigências familiares, necessidades legais e no projeto de cidade elaborado por gestores e planejadores das cidades. A partir de uma investigação etnográfica com sete crianças moradoras do Centro da Cidade de Salvador, considerando suas competências e performance no espaço público, identificamos e analisamos os possíveis estados de liberdade que condicionam o seu estar nesse espaço, a apropriação e a possibilidade de experiência que esses espaços de liberdade oferecem. Ancorados na teoria de Henri Lefebvre sobre a produção do espaço e no entendimento da Sociologia da Infância sobre as competências e potencialidade das crianças, aproximamos os temas cidade e infância em uma discussão sobre a liberdade da criança na cidade, em seus movimentos autônomos, independentes ou impostos. Com esta investigação compreendemos que a relação que a criança estabelece com esse espaço gera consequências diretas na apropriação e experiência infantil da cidade, a partir de onde ela (re)interpreta e (re)produz representações sobre o espaço público, a cidade e o espaço urbano. A prática espacial da criança torna-se, neste entedimento, um exercício de sua liberdade e o espaço público, palco emblemático onde os movimentos de todas as naturezas acontecem e para onde converge a expressão da liberdade. |
| Palavras-chave: | Criança Prática Espacial Espaço Público Cidade Liberdade |
| CNPq: | Arquitetura e Urbanismo Sociologia da Infância Antropologia |
| País: | Brasil |
| Sigla da Instituição: | PPGAU UFBA |
| metadata.dc.publisher.program: | Arquitetura e Urbanismo |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27633 |
| Data do documento: | 2015 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MelBRITTO_EntreEspacoseEstadosdeLiberdade_PPGAU_UFBA_2016.pdf | 19,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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