Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27611
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A compreensão dos estudantes sobre o conceito de passivo ambiental um estudo nos cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba
Título(s) alternativo(s): RPCA - Revista Pensamento Contemporâneo em Administração
Autor(es): Lima Filho, Raimundo Nonato
Bruni, Adriano Leal
Gomes, Sônia Maria da Silva
Autor(es): Lima Filho, Raimundo Nonato
Bruni, Adriano Leal
Gomes, Sônia Maria da Silva
Abstract: O objetivo deste trabalho foi verificar a compreensão dos estudantes dos Cursos Ciências Contábeis em Salvador – (SSA-BA) sobre o conceito de passivo ambiental. Além do mais, busca entender como o ensino da disciplina Teoria da Contabilidade contribui na discussão desse conceito, investiga ainda se existe relação entre o nível de discussão percebido e a titulação do docente e, se há relação entre o nível de discussão percebido e o tipo da instituição de ensino, classificado como privada ou pública. Aplicou-se um questionário para uma amostra de 591 estudantes matriculados nos cursos de Ciências Contábeis, no primeiro semestre de 2009. Os resultados encontrados indicam que os estudantes têm pouco conhecimento sobre o tema. Todavia, os estudantes de instituições públicas demonstram uma compreensão sobre os conceitos de passivo ambiental. Em relação à titulação do professor, notou-se um acréscimo na discussão quando a titulação é elevada de Especialista para Mestre e ainda mais significativa quando elevada de Mestre para Doutor. Conclui-se, assim, que é preocupante o baixo nível de compreensão dos estudantes sobre esse tema e que tanto a variável titulação do docente, quanto tipo da IES influenciam na ocorrência de respostas com nível de discussão mais elevado acerca dos tópicos abordados.
Palavras-chave: Passivos ambientais
Contabilidade ambiental
Ensino de contabilidade ambiental
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27611
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.