Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima Filho, Raimundo Nonato | - |
dc.contributor.author | Bruni, Adriano Leal | - |
dc.contributor.author | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.creator | Lima Filho, Raimundo Nonato | - |
dc.creator | Bruni, Adriano Leal | - |
dc.creator | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T20:48:09Z | - |
dc.date.available | 2018-10-03T20:48:09Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 1982-2596 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27611 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi verificar a compreensão dos estudantes dos Cursos Ciências Contábeis em Salvador – (SSA-BA) sobre o conceito de passivo ambiental. Além do mais, busca entender como o ensino da disciplina Teoria da Contabilidade contribui na discussão desse conceito, investiga ainda se existe relação entre o nível de discussão percebido e a titulação do docente e, se há relação entre o nível de discussão percebido e o tipo da instituição de ensino, classificado como privada ou pública. Aplicou-se um questionário para uma amostra de 591 estudantes matriculados nos cursos de Ciências Contábeis, no primeiro semestre de 2009. Os resultados encontrados indicam que os estudantes têm pouco conhecimento sobre o tema. Todavia, os estudantes de instituições públicas demonstram uma compreensão sobre os conceitos de passivo ambiental. Em relação à titulação do professor, notou-se um acréscimo na discussão quando a titulação é elevada de Especialista para Mestre e ainda mais significativa quando elevada de Mestre para Doutor. Conclui-se, assim, que é preocupante o baixo nível de compreensão dos estudantes sobre esse tema e que tanto a variável titulação do docente, quanto tipo da IES influenciam na ocorrência de respostas com nível de discussão mais elevado acerca dos tópicos abordados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v7i1.170 | pt_BR |
dc.subject | Passivos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de contabilidade ambiental | pt_BR |
dc.title | A compreensão dos estudantes sobre o conceito de passivo ambiental um estudo nos cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba | pt_BR |
dc.title.alternative | RPCA - Revista Pensamento Contemporâneo em Administração | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 7, n. 1, p. 108-121 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Compreensão dos Estudantes sobre o conceito de Passivo Ambiental Um estudo nos Cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba.pdf | 874,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.