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dc.contributor.advisorRamos, Ana Rosa Neves-
dc.contributor.authorLeclercq, André Claúdio René-
dc.creatorLeclercq, André Claúdio René-
dc.date.accessioned2018-09-28T19:07:07Z-
dc.date.available2018-09-28T19:07:07Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27548-
dc.description.abstractEscritor prolixo e multifacetado, Voltaire deve muito de sua fama a seu ferrenho anticlericalismo, estampado, em maior ou menor grau, em toda sua imensa obra. Num século em que os alicerces político-religiosos da organização social ainda mantêm-se firmes, o autor encontra no acúmulo de informações provindas de um Oriente em que a Europa se faz cada vez mais presente, material que alimenta seus impulsos polêmicos. Esse trabalho busca, através de pesquisa bibliográfica, investigar a relação que se estabelece entre esse anticlericalismo e esse orientalismo no ambiente discursivo do conto filosófico, a partir das possíveis convergências e divergências entre duas posturas autorais de Voltaire: a do historiador e a do romancista. Na medida em que essas duas posturas correspondem a duas modalidades enunciativas distintas, buscamos caracterizá-las levando em consideração o contexto nas quais se inscrevem no século XVIII, particularmente no que diz respeito ao orientalismo e ao domínio religioso. A postura do historiador, no Essai sur les Moeurs nomeadamente, demonstra fazer um uso das fontes disponíveis – obra dos orientalistas acadêmicos, relatos de viajantes e sobretudo observações dos jesuítas no extremo-Oriente – em total desarmonia com as orientações ideológicas do regime: os esforços concentram-se na tentativa de solapar o quadro interpretativo fornecido pela tradição judaico-cristã, numa reflexão centrada nas origens das civilizações e das religiões. Transplantados para o universo ficcional dos contos, os dados coletados pelo historiador desvinculam-se facilmente de pretensões documentais, fenômeno favorecido pelo teor geral que assumem na época as ficções em prosa, ou romances, produções esteticamente desvalorizadas, evoluindo na clandestinidade e num anonimato calculado, onde o exotismo tende a investir-se num jogo alegórico transfigurador. Assim, em Zadig ou la destinée, conto emblemático desta perspectiva, objeto de nossa primeira análise, o anticlericalismo de Voltaire encontra sua significância numa leitura vertical, onde a eficiência dos elementos textuais orientais parece inversamente proporcional à sua exatidão referencial. História e romance, de modo geral, divergem em suas orientações, salvo em uma das últimas ficções romanescas orientais do autor, Les Lettres d’Amabed, objeto de nossa segunda análise. A ambientação torna-se muito mais factual e o conjunto repercute descobertas recentes por parte do philosophe a respeito da civilização indiana. Aqui, anticolonialismo e anticlericalismo unem forças, participando de uma visão crítica do devir histórico e sustentando formas particularmente corrosivas de crítica.pt_BR
dc.description.abstractÉcrivain prolixe et multiforme, Voltaire doit beaucoup de sa renommée à son anticléricalisme acharné, visible, à des degrés divers, dans toute son immense oeuvre. En un siècle où les fondements politico-religieux de l’organisation sociale sont encore solides, l’auteur trouve dans l’accumulation d’informations en provenance d’un Orient où l’Europe se fait chaque fois plus présente, une matière qui alimente ses élans polémiques. Ce travail vise explorer la relation qui s’établit, entre cet anticléricalisme et cet orientalisme dans le milieu discursif du conte philosophique, à partir des possibles convergences et divergences entre deux postures d’auteur chez Voltaire : celle de l’historien et celle du romancier. Étant donné que ces deux postures correspondent à deux modalités énonciatives distinctes, nous avons cherché à les caractériser en tenant compte du contexte dans lequel elles s’inscrivent au XVIIIe siècle, particulièrement en ce qui concerne l’orientalisme et le domaine religieux. La posture de l’historien, nommément dans l’Essai sur les Moeurs, montre une utilisation des sources – oeuvre des orientalistes académiques, relations de voyage, et surtout les observations des missionnaires jésuites en Extrême-Orient – en totale disharmonie avec les orientations idéologiques du régime : les efforts se concentrent dans la tentative d’ébranler le cadre interprétatif fourni par la tradition judéo-chrétienne, dans une réflexion centrée sur les origines des civilisations et des religions. Greffées dans l’univers fictionnel des contes, les données collectées par l’historien se détachent facilement des prétentions documentaires, phénomène favorisé par la teneur générale qu’assument à l’époque les fictions en prose, ou romans, productions esthétiquement dévalorisées, évoluant dans une clandestinité et dans un anonymat calculé, où l’exotisme tend à être investi dans un jeu allégorique transfigurateur. Ainsi, dans Zadig ou la destinée, conte emblématique de cette perspective et objet de notre première analyse, l’anticléricalisme de Voltaire trouve son sens dans une lecture verticale, où l’efficacité des éléments textuels orientaux paraît inversement proportionnelle à leur exactitude référentielle. De manière générale, histoire et roman divergent dans leurs orientaltions, sauf dans l’une des dernières fictions romanesques de l’auteur, Les Lettres d’Amabed, objet de notre seconde analyse. L’environnement devient beaucoup plus factuel et l’ensemble répercute des découvertes récentes du philosophe au sujet de la religion indienne. Ici, anticolonialisme et anticléricalisme s’unissent et participent d’une vision critique du devenir historique tout en soutenant des formes particulièrement corrosives de critique.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectAnticlericalismopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectConto filosóficopt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.titleOrientalismo e Anticlericalismo nos contos de Voltaire: Zadig e Lettres D’amabedpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Alvanita Almeida-
dc.contributor.refereesCerqueda, Sérgio Barbosa de-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

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