Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.authorPinto, Amanda da Silva-
dc.creatorPinto, Amanda da Silva-
dc.date.accessioned2018-09-26T18:39:55Z-
dc.date.available2018-09-26T18:39:55Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27530-
dc.description.abstractEsta dissertação trata da proposição do campo de conhecimento Dança na Escola, especificamente na Proposta Curricular (PC) do Sistema Educacional de Manaus, referenciando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a Dança. Com referência nesses Parâmetros, os quais tratam a Dança como campo específico de conhecimento, é que se busca identificar, nesta investigação, as lacunas teóricas presentes entre seus pressupostos e a PC do Sistema Educacional de Manaus, além das lacunas entre as teorias vigentes em ambos os documentos. Considera-se que é um problema de compreensão das Políticas Públicas de que a Dança seja parte da Educação Escolar. As questões do corpo, que estudos vigentes têm trazido, precisam estar na escola, pois é possível afirmar que sua contribuição vai auxiliar para olhares que foquem a pessoa, o aluno, como ocorrem seus processos de pensamento e como se desenvolve no processo de ensino/aprendizagem. Autores referências para esta pesquisa como Santos (2002), Rengel (2007), Marques (1999), Vasconcelos (2009), Barbosa (2008), Churchland (2004), Katz (2005) e Foucault (2009) pesquisam essas questões. A abordagem metodológica desta pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando a pesquisa documental como referência. Para uma crítica reflexiva, o método da “Análise do Discurso” fez-se necessário, estendendo-se à técnica de “Análise de Expressão”. A pesquisa se pautou em três momentos básicos: o primeiro, o aporte teórico mencionado, juntamente com a localização do campo de conhecimento Dança dentro da Escola e no saber geral. O segundo, a Análise de Expressão dos conteúdos da PC, nos quais foi possível perceber muitos entendimentos dualistas, que são conceitos defasados em relação às teorias vigentes. O terceiro, a situação destes entendimentos sobre corpo e Dança na Educação Manauara e Brasileira, considerando o contexto da concepção dos documentos PC e PCNs.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation deals with the proposition of the field of knowledge Dance in School, specifically in Curriculum Proposal (PC) of Manaus Municipal Educational System, referring to the National Curricular Parameters (PCN) to the Dance. With reference to these parameters, which treats the Dance as a specific field of knowledge, is that this research seeks to identify gaps between their present theoretical assumptions and PC Educational System of Manaus, and the gaps between current theories in both documents. Considers that it is a problem of understanding the public policy that Dance is part of Education in School. The body matters, that current studies have brought, must be in school, because it is possible to affirm that your contribution will help to focus on what the person, the student is, as his thought processes occur and how it develops in the teaching/learning. Authors references for this research as Santos (2002), Rengel (2007), Marques (1999), Vasconcelos (2009), Barbosa (2008), Churchland (2004), Katz (2005) and Foucault (2009) researching these issues. The methodological approach of this research is qualitative, using documentary research as a reference. To reflect critically, the method of “Discourse Analysis” was necessary, extending the technique of “Expression Analysis”. The research was based on three basic moments: first, the theoretical mentioned, along with the location of the field of knowledge Dance in School and general knowledge. Second, the “Expression Analysis” of the contents of the PC, where it was possible to see many understandings dualists, concepts that are outdated in relation to current theories. The third, the situation of these understandings about the body and Dance in Education Brazilian and Manauara, considering the context of the conception of the documents PC and PCNs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança - Dança na escolapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectProposta Curricular - Manauspt_BR
dc.subjectÁrea de Conhecimentopt_BR
dc.subjectDance in Schoolpt_BR
dc.subjectKnowledge Areapt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameterspt_BR
dc.subjectCurriculum Proposalpt_BR
dc.titleDança como área de conhecimento: dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs a sua implementação no sistema educacional do município de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.refereesMatos, Lúcia Helena Alfredi de-
dc.contributor.refereesGodoy, Kathya Maria Ayres de-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Pinto Dissertação.pdfDISSERTAÇÃO687,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANEXOS.rarANEXOS32,32 MBrarVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.