Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Ciane-
dc.contributor.authorSilva, Sara Jobard Costa e-
dc.creatorSilva, Sara Jobard Costa e-
dc.date.accessioned2018-09-25T12:47:23Z-
dc.date.available2018-09-25T12:47:23Z-
dc.date.issued2018-09-25-
dc.date.submitted2013-02-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27490-
dc.description.abstractEssa pesquisa discute como acontece o fenômeno da presença cênica, a partir de uma irradiação energética no ator quando ele está no palco. O objetivo principal é criar uma prática corporal capaz de manipular essa energia, a partir de um processo de ativação dos chakras, desenvolvido com base em uma abordagem somática da técnica da dança do ventre e investigar sua aplicabilidade na prática teatral. Primeiramente, aborda-se o termo presença cênica e sua utilização nas artes cênicas, principalmente quanto ao trabalho do ator. Em seguida, são discutidos os conceitos de consciência e energia, por compreender presença cênica como um processo psicofísico, que envolve esses dois elementos. A fim de proporcionar ao indivíduo uma percepção maior de si mesmo, aqui denominada de consciência corporal, é proposta a utilização de exercícios de uma das técnicas de Educação Somática – Fundamentos Corporais Bartenieff. Para a etapa de ativação energética, é sugerido exercícios da técnica da dança do ventre. A efetividade dos exercícios propostos é estudada em duas práticas: a preparação corporal, realizada no estágio docente, e a preparação da pesquisadora para o espetáculo teatral Véu Carmim, nos quais foi possível observar melhoras relevantes no desempenho dos atores quanto à presença cênica. Foram constatados resultados significativos para a ativação energética de atores a partir de uma abordagem somática da dança do ventre.pt_BR
dc.description.abstractThis research discusses how does the phenomenon of actor’s presence happens, from a radiation energy on the actor when he's on stage. The main objective is to create a body practice to manipulate this energy from a process of activating the chakras, developed by a somatic approach of belly dance and investigate its applicability in theatrical practice. First, it is approached the term actor’s presence and his use in the performing arts, particularly in the work of the actor. Then it discusses the concepts of consciousness and energy, to understand actor’s presence as a psychophysical process that involves these two elements. In order to provide the individual a greater sense of self, here called body awareness, it is proposed to use exercises from a technique of Somatic Education - Bartenieff Fundamentals Body. For energy activation is suggested exercises of belly dance. The effectiveness of the proposed exercises is studied in two practices: the body preparation, performed on stage teacher, and the researcher’s preparation for the spectacle Véu Carmim, in which we observed great improvements in the performance of the actors on the actor’s presence. Significant results were found for the energy activation in actors from a somatic approach of belly dance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreparação do atorpt_BR
dc.subjectPresença cênicapt_BR
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectDança do ventrept_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectActor’s preparationpt_BR
dc.subjectActor's presencept_BR
dc.subjectSomatic educationpt_BR
dc.subjectBelly dancept_BR
dc.subjectEnergypt_BR
dc.titlePresença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o atorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCiane, Ciane-
dc.contributor.refereesKeiserman, Nara Waldemar-
dc.contributor.refereesDomenici, Eloisa Leite-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Sara Jobard.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.