https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27477
Tipo: | Dissertação |
Título: | (In)vestindo discursos: um estudo sobre o figurino em obras de dança contemporânea |
Autor(es): | Santos, Leandro Pereira dos |
Autor(es): | Santos, Leandro Pereira dos |
Abstract: | O presente estudo apresenta um olhar amplo para as questões que envolvem o figurino na dança contemporânea e os discursos possíveis que reverberam desse elemento em cena. Assim, a ideia aqui articulada aponta o figurino enquanto elemento cênico articulador de conceitos e sob aspectos do não determinismo, um figurino neutro. A neutralidade mencionada no texto tem referência no estudo desenvolvido pelo sociólogo Roland Barthes (2003), em que o mesmo aponta uma neutralidade que se distancia do pensamento construído pelo senso-comum onde o neutro se caracteriza enquanto o inexistente. Para isso, um breve estudo (panorama histórico) sobre o figurino na dança apresentado por Antônio José Faro (2011), o conceito de roupa e de moda apresentados por Malcolm Barnard (2003), o pensamento sobre o que é contemporâneo de Giorgio Agamben (2009), a ideia de imagem discutida por Adriana Bittencourt (2012), dentre outros autores citados no texto, são imprescindíveis para o entendimento aqui proposto. O desenvolvimento das análises apresentadas são a partir das seguintes obras de dança contemporânea: Encarnado (2005) da Lia Rodrigues Cia de Dança e Partes sem roteiros (2008) do His-contemporâneo de Dança. Ambas as obras, apresentam figurinos que não seguem uma narrativa linear das questões em cena, ao mesmo tempo em que apontam deslocamentos e ampliação das possibilidades de interpretação. |
Palavras-chave: | Figurino Neutralidade Imagem Dança contemporânea |
CNPq: | Dança |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGDança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós- Graduação em Dança |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27477 |
Data do documento: | 24-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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