https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27467
Tipo: | Dissertação |
Título: | MEMÓRIAS DA JAULA DE AULA: a libertação da escola através da leitura |
Autor(es): | Silva, Bruno Fabrício D'Almeida da |
Autor(es): | Silva, Bruno Fabrício D'Almeida da |
Abstract: | Este memorial, intitulado Memórias da jaula de aula: a libertação da escola através
da leitura, apresenta os resultados do projeto de intervenção aplicado na Escola
Municipal Yves de Roussan, que funciona dentro das instalações da Comunidade de
Atendimento Socioeducativo – Case-Cia, situada no município de Salvador, cujo
objetivo foi realizar uma sequência de aulas para resolução de questões do Exame
Nacional do Ensino Médio, a fim de desenvolver habilidades de leitura e
interpretação de textos. Através de uma narrativa não-linear, histórias entrelaçam as
minhas vivências de leitura da infância, da adolescência, da experiência profissional,
culminando com o projeto de intervenção escolar. Em atenção ao problema que se
apresentou à pesquisa - a saber: as características peculiares do atendimento
socioeducativo, a falta de uma rotina de aulas regulares e de agentes
socioeducativos, o clima de tensão, de violências e de mortes de educandos. A
Literatura no campo expandido, a escrita de si e a autoria foram pilares para a
pesquisa, ancorada nos estudos de Bakthin (2015), Bortoni-Ricardo (2010), Freire
(2014), Foucault (2013), Mészáros (2014), Matus (2007), Rojo (2016) e Vigotski
(2010). Os dados desta pesquisa autoetnográfica foram apresentados a partir da
realização das aulas com os socioeducandos, inclusive com gravação e transcrição
de áudio. Os resultados alcançados demonstram que os sujeitos da pesquisa
puderam avançar nas habilidades de leitura e intepretação de texto, mesmo diante
de um clima hostil. This memorial, entitled "Memories of the cage of class: the liberation of the school through reading", presents the results of the intervention project applied at the School Yves de Roussan, which operates within the facilities of the Community of Socioeducational Assistance - Case-Cia, located in the municipality of Salvador, whose objective was to conduct a sequence of classes to solve questions of Enem, then order to develop reading and interpretation skills of texts. Through a non-linear narrative, stories intertwine my experiences of reading childhood, adolescence, professional experience, culminating with the project of school intervention. In view of the problem presented to the research - namely, the peculiar characteristics of the socio-educational service, the lack of a routine of regular classes and socioeducational agents, the climate of tension, violence and student deaths. Literature in the expanded field, self-writing and authorship were pillars for research, anchored in the studies of Bakthin (2015), Bortoni-Ricardo (2010), Freire (2014), Foucault (2013), Mészáros (2014), Matus (2007), Rojo (2016) and Vigotski (2010). The data of this auto-hisnographic research were presented from the realization of the classes with the socioeducandos, including audio recording and transcription. The results show that the subjects of the research were able to advance in reading and text interpretation skills, even in the face of a hostile climate. |
Palavras-chave: | Jaula de Aula Leitura Socioeducação Enem |
CNPq: | Letras |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Metrado Profissional em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27467 |
Data do documento: | 24-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
memorialbrunodalmeida.pdf.pdf | 948,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.