Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27347
Tipo: Dissertação
Título: Análise das atividades de leitura em língua inglesa na rede pública de ensino Salvador
Autor(es): Alonso, Márcio Carvalho
Autor(es): Alonso, Márcio Carvalho
Abstract: O objetivo dessa dissertação de Mestrado, fundamentada em perspectivas críticas do ensino de línguas, foi analisar as atividades de leitura utilizadas na rede pública de ensino do estado da Bahia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa que mesclou aspectos do estudo etnográfico e da pesquisa de análise documental, considerando: como era feita a escolha dos textos que seriam levados para a sala de aula; se as questões de interpretação textual favoreciam o desenvolvimento da leitura crítica; se os temas escolhidos colaboravam para o desenvolvimento da consciência crítica dos estudantes. A análise das atividades, de sua utilização na sala de aula e dos questionários respondidos pelas professoras e pelos alunos, mostrou que, embora o tema do texto escolhido pelo professor sirva como ponto de partida para uma reflexão maior por parte do aluno, isso acaba sendo bloqueado por questões de interpretação, que se limitam a pedir a localização de informações, ou à identificação de aspectos gramaticais do texto, tendo como consequência a perpetuação de práticas leitoras reducionistas. Ao final, algumas atividades de leitura são sugeridas, a partir das quais os alunos poderão refletir criticamente sobre temas que fazem parte de sua realidade sociocultural.
The purpose of the present Master’s thesis, based on critical perspectives of Language Teaching, was to analyze the reading activities practiced at public schools in the state of Bahia, Brazil. To this end, a survey was conducted, combining different aspects of Ethnographic Studies with researches on documentary analysis, considering the following aspects: how the selection of texts that would be brought to classroom was done; whether textual interpretation favored the critical reading practices; and, finally, whether the chosen themes would be collaborating with the improvement of the students critical thinking. The analysis of activities, its uses in classroom, and surveys answered by teachers and students showed that although the text’s theme chosen by teachers serves as a starting point for further reflection, they are rather blocked by interpretation matters that would simply require the students to identify and highlight information, or identify grammatical aspects, resulting in the perpetuation of reductive, poor reading practices. At the end of this analysis, some reading activities were proposed, in which students can reflect critically on issues that are part of their socio-cultural reality
Palavras-chave: Pedagogia crítica
Realidade sociocultural
Leitura crítica
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27347
Data do documento: 13-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALONSO, Márcio Carvalho. Análise das atividades de leitura e.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.