Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Hebe Alves da-
dc.contributor.authorOliveira, Vinicio de Oliveira-
dc.creatorOliveira, Vinicio de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:21:27Z-
dc.date.available2018-09-11T13:21:27Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2014-03-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27313-
dc.description.abstractNeste trabalho elaboro uma análise crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento do espaço cênico e da presença do ator e do espectador a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação. Adoto como eixo para a reflexão o pressuposto delimitador que ainda hoje é definidor de um evento teatral – a presença de pelo menos um ator e um espectador em um espaço determinado unidos por um acordo tácito. Com base nesse pressuposto relaciono ao longo do trabalho conceitos e definições referentes às tecnologias digitais da informação (realidade virtual, virtualidade, telepresença, ciberespaço) com os elementos do teatro e sua aplicabilidade na arte teatral. Analiso exemplos de propostas de espetáculos construídos sobre a perspectiva do teatro digital e midiático e por fim proponho duas características de um possível teatro digital.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper I develops a critical and reflective analysis of the development of the scenic area and the presence of the actor and the spectator from the use of information and communication technologies. I adopt as an axis for reflection delimiter assumption that today is defining a theatrical event - the presence of at least one actor and spectator states in a given space unite by a tacit agreement. Based on that assumption I do a relation about concepts and definitions relative to digital information technologies (virtual reality, virtuality, telepresence and cyberspace) with the elements of theater and their applicability in theatrical art. I analyze examples of plays built on the perspective of digital and mediatic theater and finally i propose two characteristics of a possible digital theater.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectEspaço Cênicopt_BR
dc.subjectEspectadorpt_BR
dc.subjectPresençapt_BR
dc.subjectTheatre and New Mediapt_BR
dc.subjectActorpt_BR
dc.subjectScenic Area and Viewerpt_BR
dc.subjectPresencept_BR
dc.titleA cena nas redes: utilização de tecnologias digitais no desenvolvimento da presença e do espaço cênicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Hebe Alves da-
dc.contributor.refereesCoutinho, Denise Maria Barreto-
dc.contributor.refereesTrigo, Isa Maria Faria-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.