Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gláucio Machado-
dc.contributor.authorSantos, Carolina Érika-
dc.creatorSantos, Carolina Érika-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:20:33Z-
dc.date.available2018-09-11T13:20:33Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2013-10-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27308-
dc.description.abstractEste trabalho expõe reflexões elaboradas a partir de seis performances que foram experimentadas em espaços específicos da cidade de Salvador — conjunto de logradouros urbanos rotulados por mim como “Soteropolicity”. As ações artísticas realizadas trouxeram releituras de outras obras como também desenvolveram questões sobre o contexto em análise, conjugando criação prática com verificação teórica e procurando consolidar apreensões por meio de um exercício de escrita performativa. Esse interesse, em tornar visível as problemáticas urbanas por meio da performance, me levou a campos externos à minha primeira formação, Arquitetura e Urbanismo, para reconstruir, na fronteira, críticas transformadoras e propulsoras de outras formas de análise, síntese e expressão. Diante disso, combino sensações com percepções em contextos produtivos — espaços públicos de Salvador — para realizar outros sentidos. Iniciei esse exercício com a efetivação de seis performances, a saber: Já está limpo!, Jardins da Babilônia, Na aba do meu chapéu, Playground na Ladeira da Montanha, O mar pela greta e A saúde é osso, para, então, dialogar, prioritariamente, com os autores Agamben, Rolnik, Foucault, Benjamin, Clifford, Carlson, Deleuze e Guattari. Por essa trajetória de fazer-sentir-e-pensar, eu simulei problemas de gestão urbana, formalizei artifícios de percepção e compreensão das vivências realizadas e criei outras possibilidades de expressão e análise sobre a complexidade das cidades contemporâneas. Para tanto, intrometi-me na paisagem soteropolitana e colei sujeito e objeto na minha condição de pesquisadora para reapresentar ao cidadão comum a cidade onde vive e confrontar o citadino consigo mesmo na condição de coletivo.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents reflections drawn from six performances that were experienced in specific areas of the city of Salvador - set of urban thoroughfares labeled by me as "Soteropolicity". The actions undertaken brought artistic reinterpretations of other works but also developped questions about the context, combining practical creation with theoretical verification and seeking to consolidate seizures through an exercise of performative writing. This interest, in turning urban problems visible through the performance, took me to external fields of my first studies, Architecture and Urbanism, to rebuild, on the border, transformative and propellant critics of other forms of analysis, synthesis and expression. Therefore, I combine sensations with perceptions in productive contexts - public spaces in Salvador - to do other senses. I started this exercise with the execution of six performances, namely: Já está limpo!, Jardins da Babilônia, Na aba do meu chapéu, Playground na Ladeira da Montanha, O mar pela greta e A saúde é osso, to then discuss, primarily, with the authors: Agamben, Rolnik, Foucault, Benjamin, Clifford, Carlson, Deleuze and Guattari. Through this trajectory, to-do-tofeel- and-to-think, I simulated problems of urban management, I formalized tricks of perception and understanding of the experiences made and I created other opportunities for expression and analysis of the complexity of contemporary cities. Therefore, I butted me in the landscape of Salvador and I pasted subject and object in my condition of researcher to restate the common citizen the city where he lives and to confront the townsman with himself in the condition of the collective.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectCidades e vilaspt_BR
dc.subjectCidadãospt_BR
dc.subjectAnálise – Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectColetivopt_BR
dc.subjectEstado Reflexivopt_BR
dc.subjectPerformance Artpt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectCollectivept_BR
dc.subjectReflexive Statept_BR
dc.subjectCitizenpt_BR
dc.titleInsurgências na Soteropolicity: performar para realizar outros sentidospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSantos, Gláucio Machado-
dc.contributor.refereesBiriba, Ricardo Barreto-
dc.contributor.refereesFerracini, Renato-
dc.contributor.refereesCosta, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.refereesAmoroso, Daniela Maria-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Carol_Final.pdf46,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.