https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27307
Tipo: | Dissertação |
Título: | A dança: uma estratégia para revelação e reelaboração do corpo no ensino público fundamental |
Autor(es): | Chaves, Virgínia Maria Rocha |
Autor(es): | Chaves, Virgínia Maria Rocha |
Abstract: | Este estudo é resultado de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Artes Cênicas e teve
como objetivo a compreensão da corporeidade do adolescente no ensino público
fundamental, procurando analisar as relações estabelecidas entre estes e seu processo
criativo em dança.Para tanto, os dados foram levantados numa escola da rede estadual de
ensino em Salvador, através de realização de oficinas de dança, enfocando a dança como
um processo artístico educativo, durante um período de 08 meses, com um grupo de
adolescentes do ensino fundamental, enfatizando os processos criativos, o que
proporcionou estabelecer conexões entre o universo pessoal e sociocultural desses sujeitos.
Para que estas relações estabelecidas pudessem ser captadas, foram realizadas entrevistas
informais com professores e alunos, observações diárias e filmagens. Uma análise de
abordagem essencialmente qualitativa dos dados foi realizada nas perspectivas das Teorias
Evolutiva e da Complexidade, dialogando com autores tais como: Edgar Morin,
sociólogo/antropólogo/historiador; os neurocientistas Antonio Damásio, Richard Dawkins;
o filósofo e cientista cognitivo Daniel Dennett e o psicólogo e biólogo L. S. Vigotski,
dentre outros.A discussão dos dados direcionou-se a uma reestruturação do que se pensa e
faz atualmente, sobre as relações e compreensão da corporeidade do próprio adolescente
no âmbito da rede pública de ensino, revelando e reelaborando a maneira do adolescente
vivenciar, conceber seu corpo, relacionar-se e expressar-se artisticamente na dança. This paper is the result of a research project developed at the master’s degree program of the PPGAC-UFBA. Its objective is the understanding of adolescents’ corporeality at the grade schools in Bahia’s public educational system. It analises the relationships established between the students and their creative processes in dance. The data were collected at state public schools in the city of Salvador where the students attended dance workshop that lasted eight months, and focused on artistic processes in education. In these workshops, connections were then established between the student’personal universe and their sociocultural contexts in these workshops. These connections were established through informal interviews with the students and teachers, films and daily observation. A mainly qualitative approach of the data was done in the perspectives of the evolutive and complexity theories, dialoguing with such authors as: Edgar Morin, anthropologist/historian/sociologist; the neurocientists Antonio Damásio, Richard Dawkins, the philosopher and cientist cognitive Daniel Dennett and the psycologist and biologist L. S. Vigotski, among others. The discussion of the data indicated a restructure concerning today’s thoughts and practices about the understanding of teenagers’corporealities in the public school environment, revealing and reelaborating teenagers’ ways of experimenting, conceiving their body, relating and expressing themselves artistically in dance. |
Palavras-chave: | Dança Corpo humano Cultura Educação |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27307 |
Data do documento: | 11-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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