Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27302
Tipo: | Dissertação |
Título: | As múltiplas vozes de Ananse: reflexões sobre a voz no processo criativo de uma atriz inspirada nos griots |
Autor(es): | Soares, Tânia Cristina de Sousa |
Autor(es): | Soares, Tânia Cristina de Sousa |
Abstract: | Esta pesquisa teórico-prática traz reflexões acerca do uso da voz do ator a partir do
processo criativo do monólogo “Na Teia de Ananse” inspirado nos contadores de história de matriz
africana, os griots, onde inventa-se uma contadora de histórias a partir de procedimentos de criação
e de encenação. A dissertação que resultou num exercício de encenação, aborda os meios e modos
de atuação utilizados pela atriz Tânia Soares para compor personagens a partir das múltiplas vozes
do contador de histórias da tradição oral. Os procedimentos apontados, dialogam intensamente com
a pesquisa de Rafael Morais de Souza, intitulado “Na Teia de Ananse: Um Griot no Teatro e sua
Trama de Narrativas de Matriz Africana”, do Mestrado em Artes Cênicas da UFBA. O uso
expressivo da voz, as experiências vividas, a utilização de improvisação, emoção e memória, a
interação com o público, corroboram para o processo criativo e a escrita do texto, revelando a
importância do trabalho vocal do intérprete como mobilizador para a construção dramática. As
referências bibliográficas destacam diversos autores que abordam as áreas de teatro, cultura e
mitologias africanas e afro-brasileiras, memória, improvisação teatral e técnica vocal. This research provides theoretical and practical reflections on the use of voice actor from the creative process of the monologue "The Web of Ananse" inspired by the storytellers of African origin, the griots, the invention where a storyteller from procedures creation and staging. The dissertation which resulted in a scenario exercise, discusses the ways and means of action used by actress Tânia Soares to compose characters from the multiple voices of the storyteller's oral tradition. The procedures mentioned, intense dialogue with the research of Rafael Morais de Souza, entitled "The Web of Ananse: A Griot Theatre and its Plot Narratives of African Matrix", the Master of Performing Arts of the university. The expressive use of voice, the experiences, the use of improvisation, emotion and memory, the interaction with the public, serve to support the creative process and writing the text, revealing the importance of the vocal work of the interpreter as a mobilizer for dramatic construction. The references highlight several authors that address the areas of theater, culture and mythology african and African-Brazilian, memory, theatrical improvisation and vocal technique. |
Palavras-chave: | Atores Expressão vocal Contadores de história Teatro Cultura afro-brasileira Griot Actor Vocal expression Storyteller Theater African-Brazilian culture |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27302 |
Data do documento: | 11-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Tania Soares.pdf | 9,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.