Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Luiz Cláudio Cajaiba-
dc.contributor.authorSanto, Regina Helena Espírito-
dc.creatorSanto, Regina Helena Espírito-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:19:17Z-
dc.date.available2018-09-11T13:19:17Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27301-
dc.description.abstractEste estudo visa discutir a eficácia do teatro como prática pedagógica para desenvolver a capacidade de expressão oral na escola. Segundo Foucault (1977), a instituição de ensino, visando a “docilidade” dos corpos, utiliza olhar hierárquico de vigilância, sansões e exames que permitem qualificar, classificar e punir. Essa situação, a nosso ver, é coercitiva e impede que a livre comunicação aconteça de forma plena na comunidade escolar. Para Bourdieu (2001), suprimindo-se espaços, inibe-se a criatividade, praticando-se a violência simbólica. Considero que o sistema disciplinar atualmente praticado em escolas públicas, grosso modo, é responsável pela grave crise nas relações interpessoais. Esse contexto impede que sejam atendidas as orientações dos PCNs, relacionadas à espontaneidade, liberdade de expressão e criação, também defendidas por Zumthor (1977). Notamos que a performance da comunicação oral é relevante para a eficácia do resultado, podendo afetar positivamente ou não os participantes. A partir da aplicação dos jogos teatrais propostos por Spolin (1992) e Boal (2005) entre muitos outros, percebo caminho possível para a potencialização da voz do aluno. Defendo, em caráter de conclusão, que certa prática educacional através do teatro, flexibiliza reações, diminui defesas e multiplica relações.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to discuss the effectiveness of the theater as a pedagogic practice to promote the ability of oral expression in school. According to Foucault (1977), the educational institution, aiming to "docility" bodies, uses hierarchical look, surveillance and disciplinary measures so that exams allow you to qualify, classify and punish. This situation is coercive and don’t permits a free communication between the different parts of de community. For Bourdieu (2001) by removing spaces, it inhibits creativity, practicing the symbolic violence. I believe that the disciplinary system currently practiced in public schools, roughly speaking, is responsible for the serious crisis in interpersonal relationships. This prevents context guidelines are met, PCNs related to spontaneity, freedom of expression and creation, also advocated by Zumthor (1977). We note that the performance of oral communication is relevant to the effectiveness of the result, may affect positively or not participants. From the application of proposed by Spolin theater games (1992) and Boal (2005) among many others, understand possible path for the development of the student's voice. I would argue, in character, that some completion through educational practice of the theater, loosens reactions, reduces defenses and multiplies relationships.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia do teatropt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectTheatre pedagogypt_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.titleO empoderamento da voz do aluno através das oficinas de teatro do Colégio Serravalle: jogos e performancespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSoares, Luiz Cláudio Cajaiba-
dc.contributor.refereesOliveira, Érico José Souza de-
dc.contributor.refereesRibeiro, José Mauro Barbosa-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MINHA Dissertação -UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.docx13,28 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.