Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBião, Armindo Jorge de Carvalho-
dc.contributor.authorDumas, Alexandra Gouvêa-
dc.creatorDumas, Alexandra Gouvêa-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:18:58Z-
dc.date.available2018-09-11T13:18:58Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2011-10-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27299-
dc.description.abstractEsta tese investiga dois espetáculos: a Luta de Mouros e Cristãos (Prado, Bahia, Brasil) e o Auto de Floripes (Santo António, Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe). Partindo de temática comum − a representação de combates entre mouros e cristãos− os folguedos analisados receberam uma atenção voltada para seus elementos como: história, texto, figurino, música, performance e cenografia. Tendo uma mesma origem, o livro a História do Imperador Carlos Magno e dos doze pares de França e, como marca cultural a colonização portuguesa, tanto o Auto de Floripes como a Luta de Mouros e Cristãos apresentam similaridades, a exemplo da oposição Bem X Mal localizada nos cristãos (representados pela cor azul) e nos mouros (vermelho), respectivamente, assim como particularidades históricas e estéticas. Para a realização da análise dos espetáculos, a pesquisa de campo foi o principal método empregado, com realização de entrevistas, observação, apreciação das encenações e registro de imagens, seguido de pesquisas bibliográficas e análise do material coletado. Como resultado, a tese apresenta constatações e reflexões acerca das artes do espetáculo, da transmissão, permanência e atualização das tradições carolíngias. A pesquisa revelou ainda que, após grande popularidade nos formatos escrito e oral, a encenação se constitui, hoje, como o principal espaço de memória das narrativas carolíngias, seja no Brasil ou em São Tomé e Príncipe.pt_BR
dc.description.abstractCette thèse porte sur deux spectacles : la Luta de Mouros e Cristãos (Prado, Bahia, Brésil) et Auto de Floripes (Santo Antonio, Île de Principe, Sao Tomé e Principe). Basées sur une thématique commune – la représentation des combats entre Maures et Chrétiens – les manifestations analysées sont traitées à partir de leurs éléments constitutifs : aspects historiques, texte, costumes, musique, performance et scénographie. Les deux spectacles ont non seulement comme origine commune le récit intitulé Histoire de l'empereur Charlemagne et les douze pairs de France, mais encore une empreinte culturelle provenant de la colonisation portugaise. Auto de Floripes et la Luta de Mouros e Cristãos présentent donc des aspects similaires comme, par exemple, l'opposition du Bien et du Mal, localisée respectivement dans les groupes chrétiens (representés pour la couleur bleu) et maures (rouge), ainsi que des spécificités historiques et esthétiques communes. La principale méthode utilisée pour analyser les deux spectacles a été la recherche de terrain. Cette dernière est constituée d'entretiens, d'un travail d'observation et d'évaluation des performances respectives, de l'établissement d'un registre d'images, suivie par des recherches bibliographiques et l'analyse de l'ensemble du matériel récolté. Le résultat de cette recherche de thèse propose réflexions et idées autour des questions propres aux arts du spectacle, à la transmission, au maintien et à l'actualisation des traditions carolingiennes. Elle révèle encore un aspect fondamental des deux spectacles. Les récits populaires qui se sont développés autour de Charlemagne ont tout d'abord eu une grande popularité sous forme écrite et orale. Aujourd'hui, les spectacles étudiés constituent leur principal espace de mémoire, et au Brésil et à Sao Tomé et Principe.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates two spectacles: ―Luta de Mouros e Cristãos‖ (Prado, Bahia, Brazil) and ―Auto de Floripes‖ (Santo António, Príncipe Island, São Tomé and Príncipe, Africa). Starting from a common theme – the representation of the battles between Moors and Christians – the analyses were most focused on elements of the plays such as history, text, costume, music, performance and scenography. As having the same origin, that is, the book entitled ―History of the Emperor Charlesmagne and the Twelve Peers of France‖ as well as the cultural mark of the Portuguese colonization, both the ―Auto de Floripes‖ and the ―Luta de Mouros e Cristãos‖ present some similarities, for instance, the representation of the Good in opposition to the Evil, as seen in Christians dressed in blue and the Moors in red, besides other historical and aesthetic peculiarities. Field research was the most important method in analyzing both performances, which included interviews, observation, appreciation of the mise en scène and recording of images, followed by bibliographical research and analysis of the collected material. As a result, the thesis presents evidences and reflections on the performing arts and the transmission, permanence and actualization of Carolingian traditions. Still, the research has revealed that, after a wide popularity in both oral and written forms, the mise en scène appears today as the major place of memory of Carolingian narratives, in Brazil as well as in São Tomé and Príncipe.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFolguedos folclóricospt_BR
dc.subjectMourospt_BR
dc.subjectCristãospt_BR
dc.subjectTradição carolíngiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectArtes do espetáculopt_BR
dc.subjectMaures et Chrétienspt_BR
dc.subjectTradition carolingiennept_BR
dc.subjectMémoirept_BR
dc.subjectArts du spectaclept_BR
dc.subjectMoores and Christianspt_BR
dc.subjectCarolingian traditionspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectPerforming artspt_BR
dc.titleMouros e cristãos – caminhos, cenas, crenças e criações: análise dos espetáculos de tradição carolíngia “Auto de Floripes” (Príncipe, São Tomé e Príncipe, África) e “Luta de Mouros e Cristãos (Prado, Bahia, Brasil)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Idelette Muzart – Fonseca dos-
dc.contributor.refereesMello, Beliza Áurea de Arruda e-
dc.contributor.refereesBião, Armindo Jorge de Carvalho-
dc.contributor.refereesFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.contributor.refereesSantos, Idelette Muzart – Fonseca dos-
dc.contributor.refereesPradier, Jean-Marie-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.departamentÉcole Doctorale Lettres, Langues, Spectaclespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programDoctorat em Langues, Littératures et Civilisations Romanespt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUniversité Paris Ouest Nanterre La Défensept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.