Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Suzana Maria Coelho-
dc.contributor.authorPassos, Fernando Antônio de Paula-
dc.creatorPassos, Fernando Antônio de Paula-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:16:51Z-
dc.date.available2018-09-11T13:16:51Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2014-09-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27291-
dc.description.abstractO presente trabalho trata da presença de homens vestidos de mulher na cena pública soteropolitana: o transvestismo como oportunidade para desconstruir polaridades de Gênero. Trata-se de uma abordagem etnográfica, misturando reflexões sobre etnografia e transformismo, para pulverizar e re-significar as apresentações cênicas ditas marginais no âmbito das revisões de perspectivas e de assuntos nas artes cênicas no Brasil. Sendo uma autoetnografia transformista, onde a escritura encontra a performance, este estudo comporta trejeitos da escrita performativa, para tentar atender o “ser” da performance, assim como a sua ontologia, ou seja, a representação sem reprodução. Considera ainda as encenações do desaparecer e, ao escrever sobre o indocumentável evento da performance, tem consciência de que altera o próprio evento. Assim, também compreende: os Rastros do Desaparecimento, a Presença do Corpo em Performance, o Cross-dressing ou Transvestismo ou Transformismo, a Política/Poética Camp, Alteridade, ou as representações transnacionais do feminino coreográfico, uma grafia acerca dos Global Queerscapes, a drag queen na atualidade soteropolitana, em uma Epistemologia Drag, assim como, Nacionalidade, Transformismo e Homocultura nos cortejos e movimentos políticos públicos, em Salvador, e sua aproximação com a figura icônica da Carmem Miranda, que tem sido apropriada por homossexuais transvestidos, em todas as latitudes, como o epítome camp do excesso e da frescura internacionais.pt_BR
dc.description.abstractWhat a Drag!: Ethnography, Performance and Female Impersonation by Fernando Antonio de Paula Passos examines the performative presence of cross-dressed men in Salvador’s public scenes: cross-dressing as the opportunity for the deconstruction of gender polarities. It consists of an approach that blends self-reflexive ethnography with issues of female impersonation and cross-dressing in order to study the multiplicity of their performances, their re-signification, their relatively recent arrival in the context of revisionist perspectives and subject matters in the academic field of the performing arts in Brazil. Incorporating concepts of auto-ethnography and theoretical transvestism, it brings together writing and performance in what is now known as performative writing, as it struggles to uncover what the “being” of performance is all about. In dealing with the ontology of performance as representation without reproduction, it is particularly focused on issues of disappearance. It is also aware that writing about the undocumentable event of the performance alters that same event. It also deals with: traces of disappearance, the presence of the body in performance, cross-dressing, camp, alterity, feminine choreography, Global Queerscapes, drag epistemology, nation, surrealism, pastoral, allegory, political resistance and Carmen Miranda, as the epitome of inter/national camp.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpo - Performancept_BR
dc.subjectHomocultura - Homoerotismopt_BR
dc.subjectDesaparecimentopt_BR
dc.subjectCross-dressingpt_BR
dc.subjectTransvestismo - Transformismo - Drag Queenpt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectSurrealismopt_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectPastoralpt_BR
dc.subjectSubalternopt_BR
dc.subjectCamppt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectRepresentações Transnacionais do Femininopt_BR
dc.subjectQueerscapespt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectDisappearancept_BR
dc.subjectGay Culture - Homoeroticismpt_BR
dc.subjectFemale Impersonationpt_BR
dc.subjectSurrealismpt_BR
dc.subjectAllegorypt_BR
dc.subjectTransnational Representationspt_BR
dc.subjectQueerpt_BR
dc.subjectSubalternpt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectChoreographypt_BR
dc.titleWhat a drag! Etnografia, performance e transformismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMartins, Suzana Maria Coelho-
dc.contributor.refereesFarias, Sérgio Coelho Borges-
dc.contributor.refereesSerafim, José Francisco-
dc.contributor.refereesSantana, Ivani Lúcia Oliveira de-
dc.contributor.refereesCouto, Edvaldo Souza-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0)Divisor de páginas.doc36 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
1)Pretextos.doc478,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
2)I Introdução.doc525,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
3)II Rastros de desaparecimento.doc1,15 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
4)III Alteridade e performance.doc1,71 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
5)IV Aparecer.doc1,36 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
6)V The Rest.doc1,48 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
7)VI Conclusão.doc121 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
8)Referências.doc137 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
9)Anexos.doc246,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.