Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoutinho, Denise Maria Barreto-
dc.contributor.authorSantos, Eleonora Campos da Motta-
dc.creatorSantos, Eleonora Campos da Motta-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:16:39Z-
dc.date.available2018-09-11T13:16:39Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2013-04-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27290-
dc.description.abstractEsta tese teve como objetivo explorar, descrever e analisar as orientações teóricas, metodológicas e temáticas presentes em teses brasileiras em Artes Cênicas, disponíveis on-line no triênio 2007-2009. Partimos de duas perguntas: Como estão organizadas, em termos de quadros teóricos e escolhas metodológicas, as teses no período? Que temas estão sendo abordados, nesses trabalhos, sob os descritores Artes Cênicas e correlatos? Estudo de Caso foi a estratégia metodológica, tomando como marco conceitual a teoria do Campo Social de Pierre Bourdieu, dividida em duas etapas. A etapa exploratória constou do panorama da área Artes/Música e da produção acadêmica em Artes Cênicas no triênio. Em seguida, a etapa descritiva, explanatória e analítica do objeto: um recorte da produção acadêmica em artes Cênicas no país. Considerando que quatro Programas de Pós-Graduação ofereceram curso de Doutorado no triênio, mas apenas três disponibilizam as teses on-line, destacam-se os seguintes resultados: 101 defesas de tese realizadas no triênio, com 45 teses disponíveis on-line em versão completa; predominância de pesquisas com foco em análise de propostas metodológicas relativas ao fazer artístico e estudos sobre aspectos históricos e conceituais das Artes Cênicas; grande variedade e uso não uniforme de descritores nas teses, o que dificulta tanto o acesso à produção quanto a constituição do próprio campo; baixa ocorrência de descrição e reflexão epistemológica sobre método; predominância de Estudos de Caso e Relatos de Experiência; predominância de autores do Teatro utilizados como referência; organização formal que tende a reproduzir o protocolo da pesquisa artística, descrevendo processos de aproximação ao objeto, sem apresentar claramente tema, objeto, objetivos, método e resultados. A investigação apontou que o campo acadêmico das Artes Cênicas faz conviver, em seu espaço e entre seus agentes, habitus de campos historicamente distintos, o artístico e o acadêmico, operando a dupla historicização entre universo artístico e universo acadêmico tradicional.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aimed to explore, describe and analyze the theoretical orientations, methodological and thematic present in Brazilian theses in Performing Arts, available online in the triennium 2007-2009. We start with two questions: How are the theses in the period organized in terms of theoretical and methodological choices? What topics are being addressed, in these papers, under the descriptors of Performing Arts and its related topics? The method was the case study, using Bourdieu’s Social Field theory as a conceptual basis. We developed an exploratory stage of the research in which we construct a panorama of the Arts/Music area and Performing Arts in academic production in those three years. This step was followed by a descriptive, explanatory and analytical context of production (authors, counselors, stalls, financing and lines of research); descriptors; objects, methodological strategies and theoretical. Whereas four programs offered Postgraduate Doctoral degree in three years, data collection underscored, among others, the following results: observation of 101 thesis defenses held in three years, with 45 theses available online in full version; predominance of studies focusing on analysis of methodological proposals relating to art making and research on historical and conceptual aspects of the Performing Arts; variety and heterogeneous use of descriptors in the theses, which hinders access to both production and the establishment of the field itself, low occurrence of description and reflection on epistemological method; predominance of the characteristics of Case Studies and Experience Reports on methodological organization of research; predominance of authors from the Performing Arts used as reference, and prevalence of formal organization that tends to reproduce the research protocol artistic approach procedures describing the subject of study, without presenting clear theme, objectives, method and results. The research pointed out that the academic field of Performing Arts live in your space and among its agents, habitus of historically distinct fields – both artistic and academic – operating the double historicization between artistic universe and traditional academic field.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes Cênicas - Tesespt_BR
dc.subjectArtes Cênicas - Conhecimento - Brasilpt_BR
dc.subjectBourdieu, Pierrept_BR
dc.subjectUniversidade - Estudopt_BR
dc.subjectProdução de conhecimento em Artespt_BR
dc.subjectEstudos sobre a Universidadept_BR
dc.subjectKnowledge production in Artspt_BR
dc.subjectPerforming Arts Thesispt_BR
dc.subjectUniversity Studiespt_BR
dc.titleProdução de conhecimento acadêmico em artes cênicas no Brasil: um exame de teses disponíveis entre 2007-2009pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesCoutinho, Denise Maria Barreto-
dc.contributor.refereesPohlmann, Angela Raffin-
dc.contributor.refereesHernandez, Marcia Maria Strazzacappa-
dc.contributor.refereesDomenici, Eloisa Leite-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ELEONORA Final.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.