Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27281
Tipo: Dissertação
Título: Tradição e contemporaneidade na cena amazônica: o espetáculo Ver de Ver-o-Peso do Grupo Experiência
Autor(es): Pereira, Suzane Cláudia Gomes
Autor(es): Pereira, Suzane Cláudia Gomes
Abstract: Este trabalho investiga e identifica a cena amazônica como elemento indutor do espetáculo Ver de Ver-o-Peso, que marca o trabalho do Grupo Experiência, utilizando uma análise descritiva e semiológica da peça, verificando as características da cultura amazônica, geradora de uma espetacularidade singular. A pesquisa pretende contribuir para a construção de um conhecimento artístico, através da investigação da cena amazônica que marca a expressão regional no fazer teatral como fenômeno significativo, dialogando com a atualidade e atravessando os tempos, tomando como base os estudos do imaginário amazônico de João de Jesus Paes Loureiro e André Vital, os procedimentos da leitura transversal de Demarcy, num trabalho sócio-semiológico, e também as teorias de Barthes e Kowzan, visando assim facilitar a análise semiológica do espetáculo. Do ponto de vista metodológico, utiliza-se um estudo de caso e, como contribuições finais, são levantados pontos acerca da cena amazônica desenvolvida no espetáculo Ver de Ver-o-Peso, para contribuir com a construção do conhecimento em artes cênicas, articulando o saber científico, o conhecimento artístico e a prática cênica, na investigação da referida cena.
Ce travail recherche et identifie la scéne de l’ Amazonie comme um élément inducteur au spectacle “Ver de Ver-o-Peso”, qui marque énormément lê Groupe Experiência, em utilisant une analyse descriptive e sémiologique de la pièce, montrant les caractéristiques de la culture amazonienne, tout em gérants um spectacle singulier. Cette recherche compte contribuer et a augmenter les connaissances artistiques, à travers une recherche des scènes amazoniennes qui marqent l’expression régional du théâtre comme um phènomène marquant. Tout em ayant des dialogues d’actualités et en traversant la ligne du temps, em prennent comme base les ètudes de l’imaginaire amazonien de João de Jesus Paes Loureiro e André Vital, les processus de lecture transversal de Demarcy, dans um travail sócio-sémiologique, et aussi des théorie de Barthes e Kowzan, tout en cherchant facilité l’analyse sémiologique du spectacle. Du point de vue de la méthodologie, nous utilisons un étude de cas et comme contribution final, nous dénotons quelques points de la mise em scène de l’Amazonie développée dans le spectacle Ver de Ver-o-Peso, pour contribuer avec la construction de la connaissances des arts scéniques, articulant le savoir scientifiques, artistiques et la pratique scénique dans la scène citée.
Palavras-chave: Teatro musical
Mercado Ver-o-Peso - Belém (PA)
Cultura - Amazônia
Amazônia - Teatro - Belém (PA)
Folclore - Amazônia
Verde Ver-o-Peso (Peça de teatro)
Teatro - Semiótica
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
UFPA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27281
Data do documento: 10-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.