Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27166
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O desenvolvimento de habilidades do Raciocínio Computacional na aprendizagem de programação por estudantes iniciantes
Autor : Santos, Danilo Santos dos
metadata.dc.creator: Santos, Danilo Santos dos
Resumen : Como o Raciocínio Computacional pode ajudar a melhorar a aprendizagem de iniciantes em programação? Esta é uma pesquisa qualitativa que busca elucidar como as habilidades do Raciocínio Computacional alinhado as estruturas lógicas de programação contribuem na aprendizagem dos estudantes iniciantes. Aplicando-se intervenções referentes às habilidades do Raciocínio Computacional, em um grupo de estudantes de iniciação em programação, coletando dados através de questionários, entrevistas, grupo focal e avaliação, com objetivo de investigar como o desenvolvimento das habilidades alinhado ao ensino das estruturas lógicas de programação pode favorecer a aprendizagem dos estudantes. Buscou-se observar nos ingressantes do curso, quais as habilidades de Raciocínio Computacional possuíam carências e que ao decorrer das atividades as habilidades foram surgindo durante o andamento dos módulos. Ficou notório que a evolução decorrente das intervenções, facilitaram o aprendizado durante o curso, de forma que os alunos destacaram a importância das habilidades do Raciocínio Computacional também no seu dia-a-dia.
ABSTRACT- How can Computational Reasoning Help Improve Beginner’s Learning in Programming? This is a qualitative research that seeks to elucidate how the skills of Computational Reasoning aligned the logical structures of programming contribute in the learning of the beginner students. Applying interventions related to Computational Reasoning skills, in a group of students of initiation in programming, collecting data through questionnaires, interviews, focus group and evaluation, aiming to investigate how the development of skills aligned with the teaching of the logical structures of programming can favor student learning. It was sought to observe in the students of the course, which the abilities of Computational Reasoning had deficiencies and that during the course of the activities the skills arose during the progress of the modules. It was noted that the evolution of the interventions facilitated the learning during the course, so that the students emphasized the importance of the skills of Computational Reasoning in their daily lives.
Palabras clave : Raciocínio Computacional
Educação em computação
Programação
Iniciantes
metadata.dc.subject.cnpq: Ciência da Computação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: IME/UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27166
Fecha de publicación : 30-ago-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Sistemas de Informação (IC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Danilo Santos_Final_revisado.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.