Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Lia Braga-
dc.contributor.authorMarques, Mariana Garcia-
dc.creatorMarques, Mariana Garcia-
dc.date.accessioned2018-08-30T13:49:25Z-
dc.date.available2018-08-30T13:49:25Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.date.submitted2004-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27158-
dc.description.abstractA presente pesquisa trata da avaliação da consciência corporal no ensino da dança. O problema consiste em como realizar um processo de avaliação diagnóstica de modo a apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal e possibilidades motoras dos alunos. A hipótese foi de que o processo de avaliação diagnóstica, para ser eficaz, precisa abranger, além dos aspectos técnicos, os elementos que os marcam, como: as limitações da educação escolar e do pensamento que rege a vida cotidiana da criança em relação à consciência corporal. Foram traçados os seguintes objetivos: construir, aplicar e discutir uma experiência de avaliação diagnóstica sobre a consciência corporal no ensino-aprendizagem da dança com crianças de 07 a 09 anos de idade, de modo a apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal, bem como possibilidades e habilidades motoras; relacionar o desenvolvimento da consciência corporal diagnosticada com o pensamento que rege a vida da criança (refletido em seu cotidiano e em sua história de vida), bem como as limitações de uma educação escolar; discutir a importância da avaliação diagnóstica para o planejamento do trabalho pedagógico, voltado à consciência corporal, baseada nos resultados da aplicação da experiência, à luz de referencial teórico pertinente. Foi desenvolvida pesquisa de campo, em classe de Preparatório, do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), envolvendo 09 crianças de 07 a 09 anos de idade. O método de pesquisa desenvolvido foi o etnográfico, numa abordagem de pesquisa-ação. Foi aplicada a técnica de entrevista e, como instrumentos, o questionário, o diário de observação e testes. Os dados foram tratados qualitativamente. Os resultados foram analisados e discutidos à luz de referencial teórico.pt_BR
dc.description.abstractThis paper focus on the evaluation of body conscience in the dancing teaching process. The problem is how to perform a process of diagnostic evaluation in order to apprehend the degree of development of the body scheme and the students’ motor possibilities. It was hypothesized that the process of diagnostic evaluation, in order to be effective, needs to embody its remarking elements, which are the limitations of the school education and of the concept that guides the child’s daily life in relation to his body conscience. The following objectives have been established: the building, applying and discussing of a diagnostic evaluation experience on body conscience in the dancing teaching-learning process of 07 to 09-year-old children, so that the degree of development of the body scheme be apprehended, as well as the motor possibilities and abilities; the relating of the development of the body conscience diagnostic to the thought that guides the child’s life (reflected in his/her daily life and in his/her history), as well as the limitations of the school education; the discussing of the importance of the diagnostic evaluation in the planning step of the body conscience-based pedagogic work, rooted on the outcomes of the application of the experience, which is, for instance, based on pertinent theoretical referential. A field research with 9 children in the age of 07 to 09 has been developed with the Preparatory class of the Curso Experimental de Formação para Bailarinos (Experimental Course of Ballet Dancers) of the Theater and Dance School of the Federal University of Para – ETDUFPA. The research method developed was the ethnologic one, in a research-action approach. The interview technique used and the instruments were questionnaire, a diary and tests. The data have been qualitatively treated. The results have been analyzed and discussed in the light of theoretical literature.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança - criançapt_BR
dc.subjectDança - Belém (PA)pt_BR
dc.titleA avaliação diagnóstica no desenvolvimento da consciênça corporal no processo de ensino-aprendizagem escolar da dança na infânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
textoxbahia.pdf22,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.