Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Eliana Rodrigues-
dc.contributor.authorMoura, Lino Daniel Evangelista-
dc.creatorMoura, Lino Daniel Evangelista-
dc.date.accessioned2018-08-28T13:35:32Z-
dc.date.available2018-08-28T13:35:32Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.date.submitted2013-03-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119-
dc.description.abstractEste estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre Carmens e Severinas, no seu percurso entre os anos de 2009 e 2012, em Salvador. Esta análise fundamenta-se no conceito sobre transculturação desenvolvido por Fernando Ortiz e Angel Rama; nos estudos culturais referenciados em Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha e Clifford Geertz; em questões políticas acerca da cultura nordestina e dança flamenca apresentados por Durval Muniz de Albuquerque Junior e William Washabaugh, respectivamente. A partir das interlocuções desses aportes teóricos, o modo de olhar para o espetáculo em questão está alicerçado nos princípios da crítica de processo apresentados por Cecilia Salles, com o intuito de evidenciar como as escolhas feitas na composição do espetáculo Entre Carmens e Severinas apresentam um produto transculturado em sua encenação.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the transculturation process between Northeastern culture and Flamenco Dance; the object of observation is the piece Entre Carmens e Severinas, through its course, from 2009 to 2012 in Salvador, Bahia. This analysis is grounded on: the concept of transculturation developed by Fernando Ortiz and Angel Rama; cultural studies by authors such as Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha and Clifford Geertz; political issues concerning Northeastern culture and Flamenco Dance, presented by Durval Muniz de Albuquerque Junior and William Washabaugh, respectively. From the interlocutions among these theoretical contributions, the way of looking at the piece is grounded on the principles of process critical review introduced by Cecília Salles, and the aim is to evidence how the choices made in the composition of Entre Carmens e Severinas present a transculturated product in its staging.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes cênicas - Estudos interculturaispt_BR
dc.subjectFlamenco (Dança)pt_BR
dc.subjectBrasil, Nordeste - Culturapt_BR
dc.subjectFusão culturalpt_BR
dc.subjectTransculturaçãopt_BR
dc.subjectFlamencopt_BR
dc.subjectTransculturationpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectPerforming Artspt_BR
dc.titleEntre Carmens e Severinas: o flamenco transculturadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Eliana Rodrigues-
dc.contributor.refereesAmoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.refereesSetenta, Jussara Sobreira-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL Dissertação Completa.pdf32,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.